Super banner

Minas Gerais bate recorde na produção de grãos

Minas Gerais bate recorde na produção de grãos

A produção de cana-de-açúcar destinada ao setor sucroalcooleiro deverá atingir 53,6 milhões de toneladas, 6,6% a mais em relação à safra anterior. Os números fazem parte da previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgada quinta-feira (9).

O levantamento da Conab indica que no setor de grãos o crescimento em Minas é o maior entre todos os Estados da região Sudeste e o quarto melhor de todo o país, atrás apenas dos Estados do Centro-Oeste. O desempenho mineiro também supera a média nacional, que deverá ter um aumento de apenas 1,9% e uma produção de 165,9 milhões de toneladas. O recorde na produção de grãos divulgado pela Conab é dado como certo, pois a colheita em Minas está praticamente encerrada.

O destaque da safra mineira em 2012 foi o milho, principal grão cultivado no Estado. O crescimento da produção em relação ao ano passado foi de 19,5%. A colheita de milho este ano será de 7,8 milhões de toneladas, outro recorde para a cultura.

A soja também registrou bom desempenho, com crescimento de 5% e produção de 3,1 milhões de toneladas. A safra de soja em Minas, em 2012, também será a maior já registrada no Estado. O crescimento mineiro contraria a tendência nacional. O país terá uma redução na safra de 11,8%. A safra de feijão também vai crescer este ano em Minas Gerais. Serão produzidas 644,2 mil toneladas. O aumento em relação ao ano passado é de 10,6%.

Crescimento da produção sucroalcooleira 

Sobre a produção sucroalcooleira, o levantamento da Conab também indica que Minas Gerais deverá produzir este ano cerca de 3,7 milhões de toneladas de açúcar. O volume será 15,4% maior que o do ano passado. Já a produção de etanol deverá ter uma redução de 6,7% e registrar 1,9 bilhão de litros. De acordo com o levantamento, Minas mantém o segundo lugar nacional na produção de cana-de-açúcar, atrás de São Paulo.

23 novas usinas desde 2003 

Em nove anos, o número de usinas em funcionamento em Minas mais que dobrou: aumentou de 20 unidades em 2003 para 43 este ano – a maioria com produção de açúcar e etanol. A região do Triângulo Mineiro conta com 23 usinas, seguida do Noroeste, com cinco.

com Agência Minas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas