Super banner
Super banner

Minas Gerais supera meta estabelecida para vacinação contra a febre aftosa

Minas Gerais supera meta estabelecida para vacinação contra a febre aftosa

Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), superou a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de vacinar 95% do rebanho mineiro de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A etapa envolveu 23.633.117 animais vacináveis em 359.661 propriedades. No total, foram vacinados 22.718.579 bovídeos de todas as idades, o que representa 96,1% do total.

Os produtores rurais tiveram até o dia 10/06 junho para comprovar, nas unidades do IMA de seus municípios, a imunização dos animais. A campanha obteve uma boa adesão dos produtores que têm na pecuária o seu sustento, demonstrando a importância da participação efetiva na vacinação semestral. No entanto, este índice ainda deve aumentar, tendo em vista que alguns produtores entregam a declaração fora do prazo definido pelo Mapa.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, é necessário que os produtores mineiros e de todo o país continuem aderindo às campanhas de imunização, que são fundamentais para erradicar e prevenir doenças de grande impacto econômico como a febre aftosa. “A participação dos produtores é crucial para manter Minas como área livre com vacinação contra doença, o que valoriza e fortalece ainda mais a nossa pecuária”, comenta.

Ação preventiva

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Brasil, sob a coordenação do Ministério do Mapa e com a participação efetiva dos serviços veterinários estaduais e do setor produtivo, segue busca de um país livre da doença.

Notícias relacionadas