Super banner

Minas terá Centro de Inteligência em Genética Bovina

Minas terá Centro de Inteligência em Genética Bovina

O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), vai lançar no segundo semestre de 2009 o Centro de Inteligência em Genética Bovina (CIGB). Desenvolvido em ambiente virtual, o espaço deverá reunir informações estratégicas geradas pelas instituições de pesquisa, organismos nacionais e internacionais e agentes do setor. O objetivo do CIGB é captar, organizar e gerir informações técnicas, científicas, econômicas e sociais de interesse da cadeia produtiva da genética bovina.

O centro contará com site para veiculação de informações, banco de dados dinâmico, tecnologia de infomapas e comunidades de relacionamento. Construído em ambiente web 2.0, utilizará ferramentas que facilitam a visibilidade e interatividade do usuário de maneira dinâmica, inovadora e de fácil execução.

O projeto surgiu da necessidade de agrupar informações de qualidade sobre a genética bovina e tornar-se uma fonte de referência sobre mercado, pesquisa e desenvolvimento, inovação tecnológica, eventos e outros assuntos relacionados.

O CIGB é uma ação do Pólo de Excelência em Genética Bovina, localizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, implantado em 2008 e coordenado pela pesquisadora Beatriz Cordenonsi Lopes. Será o primeiro Centro de Inteligência em Genética no país. Existem páginas institucionais que tratam de assunto semelhante, mas sobretudo da pecuária, sem foco exclusivo em genética.

De acordo com Beatriz, o CIGB fortalecerá as ações do Pólo que visam a articulação da cadeia produtiva da bovinocultura, a melhoria genética dos rebanhos e maior competitividade do setor.

“O principal objetivo é consolidar Minas Gerais como centro de difusão de genética bovina, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa, a capacidade de inovação e a geração de negócios de alto valor agregado”, acrescenta.

A Sectes conta com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Notícias relacionadas