Super banner
Super banner
Super banner
Super banner
Super banner

MM Gerdau realiza exposição inédita de fósseis em Araxá

MM Gerdau realiza exposição inédita de fósseis em Araxá

Em comemoração aos seus 9 anos de existência, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está abrindo ao público, pela primeira vez, parte de seu acervo inédito de fósseis. São cerca de 100 peças, sendo a mais antiga com aproximadamente 540 milhões de anos. Os fósseis representam a Era Paleozoica, além de um recorte especial da Era Mesozoica, oriundas da Chapada do Araripe, região que se estende pelo Ceará, Pernambuco e Piauí.

Do dia 11 ao dia 29 de outubro, a exposição “Fósseis: do mar à conquista da terra” estará aberta no Teatro Municipal de Araxá, de segunda a sexta, de 08 às 18 horas, e aos sábados e feriado, de 9 às 13h. A entrada é gratuita.

Os expectadores terão a oportunidade de compreender como a vida se desenvolveu na Era Paleozoica, que durou quase 300 milhões de anos (541-251 Ma). A viagem começa no módulo dedicado ao Mar Primitivo, onde será possível ver fósseis que representam o início da vida marinha. Em seguida, os “viajantes” seguem para o Pântano, onde poderão acompanhar a transição dos seres entre mar e terra, que aconteceu há 423 e 358 milhões de anos. A viagem termina ao chegar à Floresta, onde encontrarão fósseis que contam a história dos primeiros répteis, animais que se desenvolveram a partir da evolução de alguns anfíbios.

Com um recorte especial, a exposição faz um salto para a Era Mesozoica (252-66 Ma), no Período Cretaceo, apresentando a Chapada do Araripe, o maior sítio paleontológico do Brasil. A região se evidencia tanto pela pluralidade quanto pela qualidade dos fósseis lá encontrados. Os visitantes poderão conferir na exposição alguns fósseis deste importante sítio, que revelam a história da evolução também no território brasileiro.

“Nesta exposição, os visitantes poderão compreender como se deu o início da vida no planeta. Em nosso recorte apresentamos a Era Paleozoica e seus marcos. Esta exposição visa atender a curiosidade dos jovens que visitam a exposição. É uma oportunidade única do público em geral conhecer, de maneira concreta, a evolução das espécies que habitaram nosso planeta há milhões de anos”, explica Andrea Ferreira, geóloga e curadora de Geociências do Museu.

Exposição Fósseis: do mar à conquista da terra

Data: 11 de outubro a 29 de outubro de 2019

Local: Teatro Municipal de Araxá – Av. Antônio Carlos, s/n, Centro – Araxá/MG

Entrada gratuita

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *