O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) decidiu, em sessão promovida por seu Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (GEPP), arquivar o inquérito civil público instaurado no ano passado e que objetivava apuração de supostas irregularidades no custeio de uma viagem à Europa e Oriente Médio do prefeito Jeová Moreira da Costa e comitiva.
A missão técnica internacional foi realizada no período de 3 a 20 de junho de 2011. Na ocasião, os países visitados foram França, Portugal, Espanha, Itália e Israel em busca de novos projetos e tecnologias que pudessem auxiliar no turismo e nos negócios em Araxá.
A primeira parte da viagem foi financiada pelo Sebrae, que fez o convite e buscava novidades no turismo de bem-estar. Na segunda etapa, somente parte da comitiva seguiu viagem para Israel e foi custeada com recursos do município.
“Considerando que as despesas efetuadas pelo Município de Araxá, com a realização da viagem internacional em apreço (pagamentos de diárias e reembolso de táxi), observam a legislação em vigor, o arquivamento do procedimento revela-se a medida mais adequada”, decidiu o GEPP.
Prefeitura
Em nota encaminhada aos órgãos de imprensa, a Prefeitura de Araxá informa que “o resultado da apreciação completa por parte do Ministério Público, que defende os interesses do nosso povo, deixou claro mais uma vez que a Administração Municipal de Araxá trabalha com seriedade e transparência. E a viagem ainda vai render muitos frutos pra nossa cidade e nosso povo, com a criação da Cidade Tecnológica”.