Super banner

Multidão lota ginásio, mas maioria ainda sonha com a casa própria

Multidão lota ginásio, mas maioria ainda sonha com a casa própria

Ginásio lotado para o sorteio das 395 casas populares - Foto: Jorge Mourão

Da Redação – Um misto de tensão, alegria e tristeza tomou conta do Ginásio Dino Baroni no início da noite desta terça-feira (19). Mais de 2 mil pessoas compareceram ao sorteio de 395 unidades das 497 casas populares (102 unidades serão entregues às famílias carentes que moram em áreas de risco) que estão sendo construídas no loteamento Max Neumann I, Setor Oeste, através do programa Minha Casa, Minha Vida. Cada nome divulgado através de um sorteio eletrônico fiscalizado pelo Ministério Público de Minas Gerais e Caixa Econômica Federal era motivo de comemoração para uma família e angustia para outras.</p>

“Ser contemplada aqui hoje para receber essa casa é a maior alegria da minha vida depois do nascimento dos meus filhos. Estou muito feliz porque finalmente minha família vai ter um lugar bom para morar. A gente ficava num lugar não muito apropriado e finalmente vamos ter a nossa casa própria. Estou muito feliz”, destaca Andréia Auxiliadora dos Santos.

“Não tem nem explicação o que estou sentido agora, é muito alegria, estou muito feliz. Quando meu nome saiu eu pulei de felicidade de agradeci a Deus. É um sonho que estou realizando, um sonha da minha família e dos meus filhos. Estou muito feliz, muito mesmo”, ressalta Valquíria Fabiana da Costa, também foi sorteada.

Foram várias comemorações, dentro e fora do ginásio, onde as pessoas que não conseguiram entrar acompanhavam o sorteio por altofalantes. Para aquelas famílias que não tiveram a sorte, restou a esperança e o sonho de ter sua casa própria até o próximo ano.

Representantes da prefeitura, Caixa, Câmara Municipal, Ministério Público e demais parceiros durante o sorteio - Foto: Jorge Mourão

“Tenho muita esperança de ter minha casa própria. Não fui sorteada hoje porque não era o meu momento, foi o plano de Deus e na hora que for a vontade dele eu vou sentir a alegria que as pessoas sorteadas tiveram. Vou continuar tentando, não vou desistir nunca do meu sonho em ter uma casa própria”, afirma Erika Auxiliadora Silva.

“Vamos aguardar. Hoje, eu não fui sorteada, mas na próxima etapa eu vou conseguir o sonho de ter minha casa própria. Eu sei esperar, hoje não era o meu dia, mas tenho esperança e vou continuar tentando através dos projetos da prefeitura”, diz Raquel Antonieta Rodrigues.

De acordo com o prefeito Jeová Moreira da Costa, o grande número de pessoas presentes no ginásio é o retrato da grande demanda habitacional do município. “Essas pessoas aqui hoje aumentam a nossa responsabilidade. Nosso governo é transparente, de moralidade, e pela primeira vez Araxá está distribuindo 395 casas através de um sorteio transparente. As pessoas que não foram contempladas podem ficar com a cabeça erguida, pois vamos trabalhar para que cada uma delas tenha o seu endereço fixo, sua residência própria, em breve. Hoje foram ao todo 497 famílias contempladas, entre o sorteio e as de áreas de risco, mas vamos continuar junto com essas pessoas e desenvolver nossos projetos habitacionais.”

Segundo ele, a prefeitura vai fazer o possível para beneficiar todas as famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. “São 5.140 pessoas cadastradas e vamos lutar para alcançar o nosso projeto. Não tem felicidade maior do que a gente ser instrumento de parceria para uma família que tem o sonho de ter sua casa própria. Todos nós presentes neste projeto estamos muito felizes com o que está acontecendo e vamos trabalhar para aumentar o número de pessoas contempladas com sua moradia”, destaca Jeová.

Pré-seleção

Os nomes das famílias selecionadas estão fixados na recepção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e elas receberão cartas para cadastramento e atualização no Cadastro Único (exigência do Programa Minha Casa, Minha Vida para hierarquização/classificação das 600 famílias). Os nomes já estão disponíveis na internet.

Vale ressaltar que as famílias serão pré-selecionadas e a seleção efetiva de 497 famílias ocorrerá somente após a consulta da Caixa. Na primeira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida em Araxá a entrega das 497 unidades habitacionais está prevista para outubro de 2011.

Cada unidade, que será entregue em outubro próximo, terá 37m² – sala, dois quartos, cozinha e banheiro – com infraestrutura completa – água, luz, esgoto e outros. As prestações irão variar entre R$ 50 e R$ 150 mensais, de acordo com o rendimento de cada família. Duzentas e cinquenta unidades já estão concluídas.

» Clique aqui para conferir a lista dos sorteados

Notícias relacionadas