Super banner

Museu Dona Beja abre Exposição de Bens Culturais

Museu Dona Beja abre Exposição de Bens Culturais

A coordenadora dos Museus Nadja Maria Pereira Feres, através da Fundação Cultural Calmom Barreto, convida para a exposição realizada no Museu Histórico de Araxá Dona Beja, que expõe seus bens culturais, durante a semana santa.

A exposição conta com várias vestes eclesiásticas usadas ao longo dos séculos pela hierarquia da Igreja Católica tem sua origem, na maioria dos casos, no traje civil dos romanos, usado em cerimônias nos primeiros tempos do Cristianismo. Aos poucos, vestes de outras origens foram integrando à indumentária religiosa.

Significado das Cores

Branco: reservado para os dias de festa, consagração, coroações.

Vermelho: usado nas celebrações da Paixão de Cristo.

Verde: usado no período antes da Quaresma.

O brocado de ouro pode substituir qualquer uma destas três cores.

Violeta e Preta:</strong> Significa Luto.

A exposição ficara aberta ao público das 9h às18h

A História da Semana Santa

A Semana Santa se inicia com a celebração do Domingo de ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado num humilde jumentinho, aclamado por uma multidão de judeus.

Logo na quinta-feira Santa, Jesus institui a Santa Eucaristia, como sinal de sua presença, antes de morrer e fazer suas despedidas. Após a ceia, Jesus se dirige ao Jardim das Oliveiras, onde começa propriamente a Paixão, a sexta-feira Santa: prisão, flagelação, coroação de espinhos, subida ao Calvário e por fim a crucificação, que é o ápice de seu sofrimento.

Descido da cruz é colocado num sepulcro novo. A Igreja Católica celebra este acontecimento com a procissão do enterro, levando o esquife com a imagem de Jesus morto.

Museu Dona Beja abre Exposição de Bens Culturais 1

Notícias relacionadas