Da Redação – A educadora Maria Célia Araújo Oliveira foi oficialmente empossada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa como a nova secretária municipal de Educação. Com uma grande experiência na área, a educadora vai ocupar a vaga deixada pela presidente do Partido da República (PR) em Araxá, Giovana de Paula Mesquita Guimarães. Maria Célia anunciou como principais metas da sua gestão a ampliação do número de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas escolas de tempo integral. A solenidade de posse aconteceu na manhã de hoje (24), na sala de reuniões do Gabinete, e contou com a presença de secretários, assessores, vereadores e profissionais da educação.
De acordo com a nova secretária, a educação infantil é o principal foco da sua gestão. “Nossos projetos estão voltados para a ampliação dos Cemeis e das escolas de tempo integral para proporcionar mais qualidade às crianças e ampliar o número de vagas no município. Todas as ações e projetos que beneficiar criança, adolescentes e pais nós vamos lutar para conseguir implantar em Araxá. Ainda não temos o levantamento de quantas vagas serão necessárias, mas a demanda é crescente e sempre temos que estar atento às necessidades da educação infantil e, consequentemente, contribuir com as famílias”, destaca Maria Célia.
Segundo ela, a qualidade na educação exige planejamento, estudo e muita parceria. “Quero lutar sempre para que os resultados dos alunos sejam os melhores possíveis e para as famílias se sentirem perto da escola. Acredito que, se isso for feito, o sucesso da educação no município será bem maior. Tenho um grande desafio pela frente, mas tenho certeza que a experiência que adquiri ao longo dos anos, o amor e a paixão que tenho pela educação, e o apoio do prefeito Jeová vamos fazer um excelente trabalho.”
A educadora diz que haverá mudanças na equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Com certeza vamos fazer algumas mudanças. Tenho várias pessoas que conheço de perto o trabalho, que tem os mesmo objetivos e metas e comungam dos mesmos ideais de educação, por isso, vai haver mudanças. Pessoas com quem trabalhei muito tempo e quero tê-las ao meu lado para desenvolver um belo trabalho. Essas mudanças são naturais, mesmo com o excelente trabalho realizado pela equipe formada pela ex-secretária Giovana de Paula”, ressalta Maria Célia.
Jeová diz que a escolha da inspetora Maria Célia para o cargo de secretária de Educação foi bastante feliz. “A experiência da nova secretária é inquestionável e temos certeza do bom trabalho que ela vai realizar. É claro que a Maria Célia tem um grande desafio pela frente e, por isso, vai ter total autonomia para forma sua equipe de trabalho, colocar as pessoas certas nos lugares certos, e desenvolver os projetos que considerar necessário. Temos certeza que Araxá vai continuar crescendo na área de educação, assim como cresceu com as ex-secretárias. Para ter sucesso precisamos de pessoas que tenham caráter, confiança e conhecimento. A Maria Célia é uma pessoa que possui essas qualidades e terá todo o apoio da administração municipal.”
Projetos
A Escola de Tempo Integral tem como objetivo elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem, visando a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar. No projeto, o aluno frequenta as aulas em um turno, e participa de atividades complementares em outro. O diferencial do projeto é a matriz curricular que envolve a linguagem e matemática, arte e cultua e formação social.
Já os Cemeis, antigas creches, atendem crianças de 0 a 4 anos, com objetivos e metas que deverão estar pautadas e articuladas nas concepções de educar, brincar, cuidar, de aprendizagem desenvolvimento, de infância e de criança. Alem disso proporciona o atendimento básico das necessidades infantis, tais como alimentação, saúde, higiene, proteção, contato com a natureza, espaço adequado, bem como o direito de brincar, de ter acesso às produções culturais e ao conhecimento sistematizado deverão ser oferecidos no centro escolar.