Super banner

Nova secretária tem desenvolvimento da educação infantil como foco principal

Nova secretária tem desenvolvimento da educação infantil como foco principal

Nova secretária tem desenvolvimento da educação infantil como foco principal 1

Da Redação – A educadora Maria Célia Araújo Oliveira foi oficialmente empossada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa como a nova secretária municipal de Educação. Com uma grande experiência na área, a educadora vai ocupar a vaga deixada pela presidente do Partido da República (PR) em Araxá, Giovana de Paula Mesquita Guimarães. Maria Célia anunciou como principais metas da sua gestão a ampliação do número de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas escolas de tempo integral. A solenidade de posse aconteceu na manhã de hoje (24), na sala de reuniões do Gabinete, e contou com a presença de secretários, assessores, vereadores e profissionais da educação.

De acordo com a nova secretária, a educação infantil é o principal foco da sua gestão. “Nossos projetos estão voltados para a ampliação dos Cemeis e das escolas de tempo integral para proporcionar mais qualidade às crianças e ampliar o número de vagas no município. Todas as ações e projetos que beneficiar criança, adolescentes e pais nós vamos lutar para conseguir implantar em Araxá. Ainda não temos o levantamento de quantas vagas serão necessárias, mas a demanda é crescente e sempre temos que estar atento às necessidades da educação infantil e, consequentemente, contribuir com as famílias”, destaca Maria Célia.

Segundo ela, a qualidade na educação exige planejamento, estudo e muita parceria. “Quero lutar sempre para que os resultados dos alunos sejam os melhores possíveis e para as famílias se sentirem perto da escola. Acredito que, se isso for feito, o sucesso da educação no município será bem maior. Tenho um grande desafio pela frente, mas tenho certeza que a experiência que adquiri ao longo dos anos, o amor e a paixão que tenho pela educação, e o apoio do prefeito Jeová vamos fazer um excelente trabalho.”

A educadora diz que haverá mudanças na equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Com certeza vamos fazer algumas mudanças. Tenho várias pessoas que conheço de perto o trabalho, que tem os mesmo objetivos e metas e comungam dos mesmos ideais de educação, por isso, vai haver mudanças. Pessoas com quem trabalhei muito tempo e quero tê-las ao meu lado para desenvolver um belo trabalho. Essas mudanças são naturais, mesmo com o excelente trabalho realizado pela equipe formada pela ex-secretária Giovana de Paula”, ressalta Maria Célia.

Jeová diz que a escolha da inspetora Maria Célia para o cargo de secretária de Educação foi bastante feliz. “A experiência da nova secretária é inquestionável e temos certeza do bom trabalho que ela vai realizar. É claro que a Maria Célia tem um grande desafio pela frente e, por isso, vai ter total autonomia para forma sua equipe de trabalho, colocar as pessoas certas nos lugares certos, e desenvolver os projetos que considerar necessário. Temos certeza que Araxá vai continuar crescendo na área de educação, assim como cresceu com as ex-secretárias. Para ter sucesso precisamos de pessoas que tenham caráter, confiança e conhecimento. A Maria Célia é uma pessoa que possui essas qualidades e terá todo o apoio da administração municipal.”

Projetos

A Escola de Tempo Integral tem como objetivo elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem, visando a ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar. No projeto, o aluno frequenta as aulas em um turno, e participa de atividades complementares em outro. O diferencial do projeto é a matriz curricular que envolve a linguagem e matemática, arte e cultua e formação social.

Já os Cemeis, antigas creches, atendem crianças de 0 a 4 anos, com objetivos e metas que deverão estar pautadas e articuladas nas concepções de educar, brincar, cuidar, de aprendizagem desenvolvimento, de infância e de criança. Alem disso proporciona o atendimento básico das necessidades infantis, tais como alimentação, saúde, higiene, proteção, contato com a natureza, espaço adequado, bem como o direito de brincar, de ter acesso às produções culturais e ao conhecimento sistematizado deverão ser oferecidos no centro escolar.

Notícias relacionadas