Super banner
Super banner

PM alerta a população sobre o golpe do “Falso Prêmio”

PM alerta a população sobre o golpe do “Falso Prêmio”

Nesta terça-feira (7), a Polícia Militar foi solicitada por um senhor de 81 anos, que relatou que no dia anterior recebeu uma ligação de uma pessoa dizendo que seria gerente de premiação da empresa Vivo de Brasília.

O golpista disse à vítima que ele havia sido contemplado com um smartphone e para receber o prêmio deveria efetuar um depósito de mais de R$ 2.000, tendo a vítima feito uma transferência do valor solicitado.

Posteriormente, o autor ligou novamente para a vítima solicitando mais um depósito, sendo realizada uma nova transferência. Segundo o autor, a vítima deveria se deslocar até a Loja Magazine Luiza e apresentar os comprovantes de depósito para retirar o smartphone. Porém, somente nesta data, a vítima percebeu que havia caído em um golpe.

Confira as dicas da Polícia Militar para evitar o golpe

– DESCONFIE SEMPRE

 Apenas pesquisar na internet o nome da promoção não é o bastante. É preciso refletir sobre os seus últimos contatos com a operadora, tentar lembrar se em algum momento se cadastrou na promoção e pesquisar sobre a mecânica da premiação.

– NÃO DEIXE QUE O INTERLOCUTOR DOMINE A CONVERSA

 Em todos os casos que ouvimos, a constante é a mesma: o suposto atendente domina a conversa, pergunta quais são os planos da pessoa para o dinheiro, explica muito bem todos os procedimentos para recebimento, é muito bem treinado e convincente.

Toda essa “lábia” é justamente para confundir a vítima e não dar tempo para que ela pense sobre o que está acontecendo. Caso receba uma ligação como essa, questione, pergunte os termos do contrato, peça um momento para verificar se realmente foi contemplado. Um prêmio de verdade não será perdido por você se prevenir.

– NÃO PASSE NENHUMA INFORMAÇÃO BANCÁRIA

 O próximo passo do golpe, já com você dentro da agência, é pedir para que você retire um extrato bancário e verifique qual é seu saldo no momento. O importante aqui é lembrar que a sua operadora de telefonia não precisa saber o seu saldo no banco para te conceder ou não um prêmio. E nunca nenhuma operação vai depender da retirada ou não do seu extrato.

– NÃO DÊ DINHEIRO EM TROCA DO PRÊMIO

Caso você saiba como funcionam as operações bancárias, o golpista provavelmente tentará te convencer de que é preciso que você faça um pagamento para a sua conta seja verificada e que esse valor será devolvido junto com o prêmio. Mais uma mentira.

Para quem está acostumado a utilizar servidores de pagamento pela internet, o depósito para confirmação da conta é algo comum. Mas isso não se aplica para nenhum tipo de premiação e os termos do depósito nesses sites estão bem explicados no contrato de cadastro. Na verdade, você NUNCA vai precisar ir até uma agência bancária para que um prêmio seja concedido, muito menos realizar qualquer tipo de depósito bancário.

– DESLIGUE O TELEFONE

Quando perceber que a ligação é suspeita, desligue o telefone. Não importa em que momento do golpe, a partir do momento em que algo fugir da normalidade para você, desligue. Ligue para sua operadora através de um dos canais de atendimento, converse sobre o que aconteceu e pergunte se, por acaso a ligação partiu de lá. Caso a ligação seja verdadeira, fique tranquilo, eles vão te informar sobre os procedimentos corretos para recebimento. Caso seja falso, comunique a tentativa de golpe a PM e siga os procedimentos indicados para formalizar a ocorrência.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x