Super banner

PM reforça policiamento durante os jogos da Copa

PM reforça policiamento durante os jogos da Copa

Com a finalidade de garantir tranquilidade à população durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2010, o 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) preparou um esquema especial de segurança com policiamento ostensivo nas principais ruas e avenidas da cidade e fiscalização preventiva nos locais de grande aglomeração de pessoas.

Nos dias das partidas, antes, durante e depois dos jogos da Seleção Brasileira, a atenção será mantida em pontos considerados de movimentação intensa. Um monitoramento será realizado em áreas como postos de combustíveis, bares, e outros locais onde tradicionalmente grupos de pessoas se reúnem para assistir aos jogos.

Além disso, militares em viaturas e nos demais processos de policiamento também estarão empenhados no patrulhamento preventivo pelos bairros. A fiscalização no trânsito também será garantida em pontos estratégicos, nos quais operações especiais serão montadas para abordagens a veículos. O objetivo da PM é inibir a associação entre álcool e direção, por meio de ações educativas e preventivas. A atuação dos militares da unidade de trânsito será intensa, principalmente após os jogos.

Apesar do trabalho de prevenção e fiscalização programado, a PM enfatiza que a colaboração do cidadão é importante. Para tanto, recomenda atenção, prudência e cautela, e afirma que os serviços de atendimento a ocorrências serão mantidos.

O chefe de Comunicação do 37° BPM, capitão Ademir Vicente Fagundes, diz que todas as providências serão tomadas durante os jogos da Copa do Mundo 2010.

“É importante que a comunidade se lembre das seguranças que devem ser tomadas para divertirem-se com alegria, mas sem exagero. Vamos curtir os jogos, comemorar, mas sem envolver com brigas e confusões. Muitas vezes, as pessoas vão para bares ou restaurantes para assistirem os jogos e deixa suas residências abertas e são nesses momentos que os marginais atuam e roubam as casas. Em jogos do Brasil, o número de ocorrências registradas aumentam consideravelmente”, destaca.

De acordo com ele, o torcedor deve tomar cuidados extras nos locais de grande aglomeração. “É importante que as pessoas tomem cuidado com as crianças, com objetos menores como bolso, carteiras e celulares, evitar portar grande quantidade de dinheiro, enfim, levar apenas o necessário”, diz.

“Em relação aos veículos, os motoristas devem se preocupar em estacionar em locais seguros, trancar todas as portas e janelas, acionar o alarme, não deixar documentação ou chave reserva no interior dos veículos. Além disso, não ofereça carona a desconhecidos e durante as carreatas tenha bastante prudência e cautela. A Polícia Militar estará nas ruas e vai tomar as medidas rigorosas em relação à Lei Seca”, afirma o capitão Fagundes.

Principais dicas

– Não descuide de sua segurança.

– Não solte fogos de artifício em via pública.

– Feche as portas e janelas da sua casa.

– Não se envolva em tumultos e estacione o carro em locais claros e movimentados.

– Copa do Mundo significa integração entre os povos: não brigue.

– Não leve passageiros na carroceria.

– Se beber, não dirija. E se dirigir, não beba.

Notícias relacionadas