O governador Romeu Zema participou da entrega de novos equipamentos para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Araxá, nesta sexta-feira (28/4). O material adquirido por meio de emenda parlamentar e fortalecerá as atividades da corporação no município do Alto Paranaíba, ampliando a capacidade de atuação da força de segurança na proteção da população da região.
O investimento que supera R$ 640 mil foi utilizado para aquisição de mais de 130 pistolas Glock de calibre nove milímetros e um veículo Renault Duster SUV com cela, que vai para a Delegacia de Proteção à Família de Araxá, além de equipamentos de escritório como mesa, computador e ar-condicionado.
Para a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis, “isso é mais segurança para o policial, que terá melhores equipamentos, e também para a população”, assegurou. “Nós temos a melhor Polícia Civil do país, uma instituição de excelência, com os melhores profissionais”, assinalou.
Estrutura
O governador Romeu Zema destacou que os novos equipamentos se inserem nos esforços adotados pelo governo para garantir a melhor estrutura possível para os policiais de Minas. “Nós temos investido muito na questão da segurança pública, com armamentos mais modernos, mais viaturas e digitalização das forças de segurança, esta última ação que busca tornar toda a comunicação imune aos criminosos. Também investimos na ampliação do quadro da Polícia Civil”, citou, em menção às 599 nomeações desta semana para a corporação, sendo 69 delegados, 257 escrivães, 170 investigadores, 62 técnicos assistentes, 36 analistas, três peritos criminais e dois médicos-legistas.
De 2019 a 2022, o Governo de Minas investiu R$ 300 milhões na Polícia Civil, beneficiando todas as regiões do estado. Neste período, foram nomeados 1.487 policiais e 142 servidores administrativos, além de 70 novas sedes construídas e 739 viaturas adquiridas.
A Polícia Civil de Minas Gerais teve mais de 1,7 milhão de procedimentos instaurados e 1,1 milhão de processos concluídos ao longo desses 4 anos, quando foram realizadas 10.702 operações policiais e 20.209 prisões e apreensões concluídas.