Super banner

Polícia Militar alerta sobre golpe pelo Facebook

Polícia Militar alerta sobre golpe pelo Facebook

Na sexta (16), por volta das 13h, compareceu na sede da Polícia Militar, um indivíduo de 31 anos vítima de um golpe na internet. Ele relatou aos policiais que no último dia 13, recebeu a solicitação de amizade de uma mulher pelo Facebook e que após aceitá-la, passaram a conversar. A suposta autora propôs que se exibissem mutuamente pela webcam. Após alguns minutos, a autora desligou a câmera, passou a enviar ameaças e fotos de seus familiares através do Messenger, solicitando certa quantia em dinheiro ou iria expor nas redes sociais seu vídeo íntimo.

A autora enviou uma conta para depósito da Costa do Marfim/África ocidental, porém o depósito não foi realizado, pois a vítima não tinha saldo suficiente. 

No dia 17 de agosto, outra vítima procurou a Polícia Militar relatando que havia caído no mesmo golpe e que a suposta autora vem ameaçando divulgar seu vídeo íntimo desde então.

 Uma das práticas criminosas que tem ganhado força nos últimos anos são os golpes e extorsões relacionadas a conteúdos sexuais. Por conta disso, a Polícia Militar tem aumentado o alerta a respeito de privacidade na rede, sobre como evitar que fotos e vídeos íntimos “caiam na rede” e que informações pessoais possam ser usadas contra você.

A Polícia Militar alerta toda a população a não aceitar solicitações de amizade de desconhecidos em suas redes sociais, tampouco criar conteúdo íntimo que possa ser usado por golpistas.  Jamais realize depósitos em dinheiro aos golpistas! Eles continuarão exigindo mais e mais dinheiro. Procure imediatamente a Polícia Militar e registre uma ocorrência.

Denuncie

A Polícia Militar conta com o apoio de toda a população na denúncia de crimes e repasse de informações que possam auxiliar a Polícia Militar na prevenção e combate a delitos.

O Disque Denúncia 181 é um serviço destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e qualquer tipo de informações que possam auxiliar o trabalho policial.

Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181. O Disque Denúncia funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender à população.

O Disque Denúncia recebe todo tipo de informe sobre crimes, tais como assalto, tráfico de drogas, arrombamento, porte ilegal de armas, sequestro, estupro, agressão e atividades ilícitas. O Disque Denúncia tem como principais benefícios esperados melhorar a comunicação entre Estado e sociedade, além de recolher e analisar informações que auxiliem na elucidação de ocorrências e na prevenção de delitos.

As denúncias e situações emergenciais podem também ser repassadas  gratuitamente pelo número 190.

Fonte: Ascom Polícia Militar

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *