Super banner
Super banner

Polícia Militar divulga dicas para um Carnaval seguro

Polícia Militar divulga dicas para um Carnaval seguro

Sua casa estará mais segura se você:

– Trancar portas, janelas e portões.

– Solicitar ao vizinho que recolha correspondências e acione a PM quando ele observar pessoas suspeitas próximo à residência.

– Não deixar visíveis ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada ou saída de pessoas.

– Montar uma rede de vigilância com os vizinhos.

Seu veículo estará mais protegido se você:

– Caso seja necessário estacionar em via pública,estacionar em locais iluminados e movimentados.Atente para a sinalização, evite os locais ermos e não permaneça por muito tempo no interior do veículo.

– Manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado.

– Não der carona para desconhecidos.

– Não deixar objetos visíveis.

– Se for viajar faça uma revisão, verificando freios, condições dos pneus, suspensão, luzes entre outros. Nunca dirija cansado ou com sono. Use sempre o cinto de segurança. Transporte crianças no banco traseiro e usando o cinto de segurança ou cadeirinha apropriada.

– Não faça uso imoderado de bebidas alcoólicas, e se estiver dirigindo passe a condução do veículo para alguém habilitado que não esteja bebendo.

Você estará mais seguro se:

– Evitar brigas e confusões.

– Evitar carregar grande quantia de dinheiro, cartões de crédito e o talão de cheque. Ou ostentar joias e aparelhos celulares. Tenha dinheiro separado para pequenas despesas.

– Não aceitar bebida alcoólica de pessoas que você não conhece. Beber de forma consciente. Evite os excessos e não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Lembre-se ainda de:

– Manter sempre sua atenção e seus objetos como bolsas e pochetes à frente de seu corpo.

– Ficar atento às pessoas que estejam ao seu redor.

– Ao observar tumultos de pessoas não se aproxime. Porém, caso ocorra um tumulto próximo a você, afaste-se com cautela, sem correria.

– Cuidado com esbarrões e empurrões.

– Manter especial atenção com crianças. Evite levar crianças pequenas. Caso leve, mantenha elas à sua vista, de preferência próximas a você, uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas, especificando nome, filiação, endereço e telefone para contato, pois, em casos de stress, as mesmas não conseguem se comunicar.

– Ao encontrar uma criança perdida, leve-a até um Agente Público de Segurança (Policial Militar, Bombeiro Militar, Guarda Municipal).

– Marque pontos para reencontros caso haja separações no grupo.

– Com exceção da CNH, procure portar cópias reprográficas autenticadas dos documentos.

– Nunca deixe de registrar a ocorrência e se testemunhar um ato delituoso, procure informar rapidamente à Polícia Militar, utilizando o 190.

– Evite tocar e ou puxar fios elétricos que estejam estendidos no chão,

– Se for nadar em rios, lagoas ou represas, cuidado, certifique-se quanto à profundidade e presenças de pedras ou galhos, evitando locais onde a água atinja acima do nível do umbigo. Mantenha as crianças sempre por perto e sob sua vista. Se você perceber alguém com dificuldade na água, mantenha a calma e chame imediatamente o socorro.

Lembre-se: você é sua primeira segurança.

Notícias relacionadas