Sua casa estará mais segura se você:
– Trancar portas, janelas e portões.
– Solicitar ao vizinho que recolha correspondências e acione a PM quando ele observar pessoas suspeitas próximo à residência.
– Não deixar visíveis ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada ou saída de pessoas.
– Montar uma rede de vigilância com os vizinhos.
Seu veículo estará mais protegido se você:
– Caso seja necessário estacionar em via pública,estacionar em locais iluminados e movimentados.Atente para a sinalização, evite os locais ermos e não permaneça por muito tempo no interior do veículo.
– Manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado.
– Não der carona para desconhecidos.
– Não deixar objetos visíveis.
– Se for viajar faça uma revisão, verificando freios, condições dos pneus, suspensão, luzes entre outros. Nunca dirija cansado ou com sono. Use sempre o cinto de segurança. Transporte crianças no banco traseiro e usando o cinto de segurança ou cadeirinha apropriada.
– Não faça uso imoderado de bebidas alcoólicas, e se estiver dirigindo passe a condução do veículo para alguém habilitado que não esteja bebendo.
Você estará mais seguro se:
– Evitar brigas e confusões.
– Evitar carregar grande quantia de dinheiro, cartões de crédito e o talão de cheque. Ou ostentar joias e aparelhos celulares. Tenha dinheiro separado para pequenas despesas.
– Não aceitar bebida alcoólica de pessoas que você não conhece. Beber de forma consciente. Evite os excessos e não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas.
Lembre-se ainda de:
– Manter sempre sua atenção e seus objetos como bolsas e pochetes à frente de seu corpo.
– Ficar atento às pessoas que estejam ao seu redor.
– Ao observar tumultos de pessoas não se aproxime. Porém, caso ocorra um tumulto próximo a você, afaste-se com cautela, sem correria.
– Cuidado com esbarrões e empurrões.
– Manter especial atenção com crianças. Evite levar crianças pequenas. Caso leve, mantenha elas à sua vista, de preferência próximas a você, uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas, especificando nome, filiação, endereço e telefone para contato, pois, em casos de stress, as mesmas não conseguem se comunicar.
– Ao encontrar uma criança perdida, leve-a até um Agente Público de Segurança (Policial Militar, Bombeiro Militar, Guarda Municipal).
– Marque pontos para reencontros caso haja separações no grupo.
– Com exceção da CNH, procure portar cópias reprográficas autenticadas dos documentos.
– Nunca deixe de registrar a ocorrência e se testemunhar um ato delituoso, procure informar rapidamente à Polícia Militar, utilizando o 190.
– Evite tocar e ou puxar fios elétricos que estejam estendidos no chão,
– Se for nadar em rios, lagoas ou represas, cuidado, certifique-se quanto à profundidade e presenças de pedras ou galhos, evitando locais onde a água atinja acima do nível do umbigo. Mantenha as crianças sempre por perto e sob sua vista. Se você perceber alguém com dificuldade na água, mantenha a calma e chame imediatamente o socorro.
Lembre-se: você é sua primeira segurança.