Super banner

Prefeitura promove II Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

Prefeitura promove II Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

Com objetivo de promover um dia de reflexão sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com mais de 60 anos em Araxá, foi promovida na última terça (30), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O prefeito Aracely de Paula participou da abertura ressaltando que para falar dos direitos é importante lembrar da contribuição que os idosos já deram e continuam dando para o município. “Essa Conferência é uma saudação e um agradecimento aos idosos. Eu vejo essa evento com o sentimento de que o idoso muitas vezes tem mais a oferecer do que a receber. Agradeço e cumprimento aqueles que cuidam da sensibilidade que essa faixa etária requer, uma vez que ela é importantíssima para o equilíbrio e aprendizado da cidade de Araxá”.

O evento com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, foi promovido no Centro Universitário do Planalto de Araxá. Contou com as presenças da Promotora de Justiça, Dra. Mara Lúcia Silva Dourado; do Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha; da Presidente do Conselho do Idoso, Miriam Antoin Karam Lemos; secretários, representantes das entidades do Terceiro Setor que desenvolvem projetos para a melhor idade, idosos e comunidade. A primeira apresentação cultural foi feita pelo Núcleo de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação, com a peça de teatro “A Colcha de Retalhos”. A oradora representante das instituições do Terceiro Setor, foi a presidente da Associação Damas Salesianas, Elenice Veloso. A professora Celeste Moura, ministrou palestra magna sobre como viver a partir dos 60 anos.

O Secretário Moisés, destacou que a proposta da Administração Municipal é garantir qualidade de vida para os idosos, entendendo as limitações da idade e mostrando que também há muitas possibilidades. Ressaltou que em 2018, foram repassados quase R$ 8 milhões para as entidades do Terceiro Setor desenvolverem projetos que oferecem qualidade e condição de vida para as pessoas de 60+. “A Prefeitura entende que todos tem direito à vida, aos serviços públicos de saúde e segurança, aos equipamentos sociais, a frequentar eventos de cultura, lazer e esportes. Garantimos o financiamento para que as políticas públicas aconteçam e trilhamos nossas ações, pautados na responsabilidade do recurso, gerando qualidade de vida para todos”.

A presidente do Conselho, Miriam, reforçou que o encontro discute as políticas públicas realizadas no município, sendo uma oportunidade de a sociedade avaliar e propor novos projetos. A Conferência vai até às 18h, quando serão escolhidos os delegados que representarão o Araxá na Conferência Estadual e também haverá escolha dos representantes não governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *