Super banner

Prêmio Governo de Minas de Literatura com inscrições abertas

Prêmio Governo de Minas de Literatura com inscrições abertas

Chegou a hora de novos, experientes e aspirantes a escritores apresentarem seus trabalhos para a segunda edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura que está recebendo inscrições até o dia 30 de janeiro. Ao todo, serão distribuídos R$ 212 mil para quatro categorias: I – Conjunto da Obra, em que um escritor brasileiro será agraciado; II – Poesia; III – Ficção e IV – Jovem Escritor Mineiro.

A expectativa da Secretaria de Estado de Cultura é repetir o sucesso da primeira edição, que recebeu 1.318 inscrições em suas três categorias. As propostas vieram de quase todo o país, totalizando 23 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, com intensa participação de Minas Gerais, que teve 910 projetos apresentados, São Paulo com 145 e Rio de Janeiro com 99.

Belo Horizonte foi a campeã de inscrições com 420 candidatos, seguida da capital paulista com 76 e do Rio de Janeiro com 75 inscritos. De acordo com Camila Diniz, superintendente do Suplemento Literário, os vencedores da primeira edição estão sendo bem recebidos pelo mercado editorial, inclusive tendo alguns deles já publicado suas obras.

Nas categorias Poesia e Ficção, o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura é aberto a escritores iniciantes e/ou profissionais, maiores de 18 anos, nascidos e residentes em território nacional. Nesta edição, na categoria Ficção é vedada a inscrição de obras do gênero contos, sendo recebidos apenas romances, que, por sua vez, ficarão de fora da terceira edição, garantindo o rodízio dos gêneros.

O júri desta categoria é formado por Lucia Castello Branco, Cristovão Tezza e Marcelino Freire. A categoria Poesia tem como jurados Jair Tadeu da Fonseca, Carlito Azevedo e Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova.

A categoria Jovem Escritor Mineiro apresenta uma novidade: é restrita a pessoas com idade entre 18 e 25 anos, nascidas em Minas Gerais ou residentes no Estado, há pelo menos cinco anos. O júri é composto por Lyslei Nascimento, Ruth Silviano Brandão e Wander Melo Miranda.

As inscrições podem ser feitas no Suplemento Literário, localizado na Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (avenida João Pinheiro, 342 Centro, Belo Horizonte – Cep: 30130-180), das 10h às 17h, ou pelos Correios, mediante entrega da obra, que deverá ser apresentada de acordo com as normas estipuladas no Edital que está disponível no site www.cultura.mg.gov.br.

Notícias relacionadas