
O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), José Silva Soares, será condecorado, nesta quinta-feira (18), com a Medalha Calmon Barreto. A cerimônia será realizada a partir das 20h, no Virgilius Palace Hotel.
A comenda Calmon Barreto foi instituída em 1999 pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais com o objetivo de destacar os profissionais, personalidades e empresas que se dedicaram ao desenvolvimento de atividades culturais e turísticas no Estado. A solenidade de condecoração é realizada anualmente e faz parte das comemorações do aniversário de Araxá.
Como presidente da Emater-MG, José Silva Soares é gerente estadual do Programa Minas Sem Fome e integra os Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais e Estadual de Política Agrícola. O trabalho realizado pela Emater-MG abrange as áreas de agropecuária, bem-estar social, recursos naturais, meio ambiente, abastecimento e mercado, contribuindo para melhorias nas comunidades rurais e na sociedade mineira.
Calmon Barreto (1909-1994) nasceu em Araxá, onde atuou como participante ativo da história e do desenvolvimento cultural e artístico. Aprendeu desenho e gravura em aço, estudou na Escola Nacional de Belas Artes e recebeu diversos prêmios por sua obra. A Fundação Cultural Calmon Barreto, criada em 1984, tem entre suas finalidades promover e incentivar manifestações culturais do município, preservando a história e seus patrimônios cultural e artístico.
Entre os principais programas desenvolvidos pela Emater-MG em Araxá e municípios vizinhos estão Produção de Cachaça de Qualidade, Programa Estadual do Queijo Minas Artesanal e desenvolvimento da horticultura.
O Conselho da Fundação Calmon Barreto indicou os seguintes homenageados em 2008
Afonso Augusto Borges – produtor cultural
Guido Luiz Mendonça Bilharinho – advogado
Ilma Muniz de Araújo – professora
João Bittar Júnior – deputado federal
José das Dores Vital – jornalista
José Silva Soares – engenheiro agrônomo, presidente da Emater-MG
Luís Ricardo Vieira Chaer – empresário
Paulo Eduardo Rocha Brant – secretário de Estado de Cultura
Vânia Célia Ferreira – professora
Vicentina Cornélio de Carvalho – professora
Rádio Inconfidência