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Procon orienta consumidor sobre compras de Natal

Procon orienta consumidor sobre compras de Natal

Com a chegada do Natal, o final do ano é o melhor período de compras no comércio. Para fazer gastos sem comprometer o orçamento, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Araxá) alerta sobre os cuidados que o consumidor deve ter para não sair no prejuízo.

A supervisora do Procon Araxá, Neida Reis, diz que a pesquisa de preços é a primeira ação a ser feita. “Muitas pessoas compram e depois se arrependem porque encontrou o mesmo produto em outra loja com preço menor. E não há como desfazer esse negócio depois da compra realizada”, afirma.

Neida acrescenta o consumidor deve ter muita atenção se optar por compras a prazo. “Alguns não se dão ao trabalho de somar o valor das parcelas para saber o preço final do produto que, às vezes, pode até sair pelo dobro do preço à vista.”

“Além disso, é importante o consumidor saber o gosto do presenteado para não correr o risco de comprar um produto errado. O lojista não é obrigado a trocar o presente, o Código de Defesa do Consumidor prevê a troca somente no prazo de sete dias para produtos comprados pela internet ou de vendas realizadas em domicílio”, explica a supervisora.

Neida diz que em janeiro deste ano o Procon realizou cerca de 1,6 mil atendimentos relacionados às compras durante o período natalino de 2007. Ela conta que brinquedos e eletroeletrônicos são os maiores alvos de reclamações.

“É importante testar os produtos para não correr um grande risco de se fazer uma compra ruim. Muitos deles podem estar com defeito e a assistência técnica tem 30 dias para sanar o defeito.”

Se o problema não foi solucionado, Neida afirma que o consumidor pode tocar o produto ou pedir o dinheiro de volta. “Para isso deve-se exigir a nota fiscal que é o documento de garantia.”

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