Super banner

Procura pela vacina contra a gripe está abaixo do esperado em Araxá

Procura pela vacina contra a gripe está abaixo do esperado em Araxá

Centro de Vacinação / Foto: Raphael Rios

Da Redação – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada sexta-feira (25) em todo o país. Em Araxá, apenas 52% das 14.440 pessoas que devem ser imunizadas receberam a vacina. Segundo a coordenadora do Centro de Vacinação, Renata Alves Ferreira Lima, a procura está abaixo do esperado e não há previsão do Ministério da Saúde de que o prazo da campanha seja prorrogado. A meta é alcançar 80% desse número, mas até o momento apenas o grupo dos profissionais da saúde com 86% chegou a porcentagem necessária.

Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde devem procurar o Centro de Vacinação das 8h às 16h50 e as Unidades de Saúde.

A dose protege contra os três tipos de vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011, inclusive o causador da influenza A (H1N1) – gripe suína. A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a 80% do público-alvo.

Os grupos foram escolhidos para tomar a vacina depois que estudos demonstraram que eles são mais suscetíveis a doenças respiratórias. Crianças que serão imunizadas pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado devem receber apenas uma este ano. Os demais grupos devem tomar dose única.

Grupos/Araxá

Idosos – 51% – 5.595 pessoas.

Crianças – 50% – 894 pessoas. 

Gestantes – 44% – 397 pessoas.

Profissionais da saúde – 86% – 806 pessoas.

Total em Araxá – 52% – 7.682 pessoas.

Minas Gerais – 59% e Brasil 49%.

Nas cidades da região, Uberaba está com 56% e Ibiá 61%.

Fonte: Programa Nacional de Imunização (PNI) – DataSUS 

A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O Ministério da Saúde garante que a dose não provoca efeitos colaterais. A pessoa pode sentir apenas dor leve ou sensibilidade no local da injeção.

Em 2011, de acordo com dados da pasta, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 mortes foram confirmadas. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

Notícias relacionadas