Super banner
Super banner

PSF Centro é inaugurado

PSF Centro é inaugurado

Da Redação/Jorge Mourão – A região central de Araxá passa a contar a partir desta segunda-feira (24) com uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), a 11ª do município. O novo espaço fica na rua Calimério Guimarães, 552 (antiga sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá), a pouco metros da Secretaria Municipal de Saúde.

PSF Centro é inaugurado 1

A equipe é composta por um médico, uma enfermeira e sete agentes comunitários de saúde, abrangendo 3.750 usuários cadastrados que residem no Centro e nas regiões dos bairros Pedro Pezzuti, Vila Guimarães, Santa Luzia e Vila Jardim.

“É um diferencial a mais que temos em Araxá. É uma forma de atendimento à moda antiga que é o médico da família. Os usuários abrangidos contam com visitas periódicas pelos nossos agentes comunitários para atendimento em hipertensão, diabetes, além de acompanhamento em gestantes e vacinação. É o quinto PSF inaugurado pelo nosso atual governo, saltamos de seis para 11 PSFs”, destaca o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo.

PSF Centro é inaugurado 2

Segundo ele, a meta é inaugurar até 2012 mais seis PSFs. “Atualmente temos mais de 41 mil pessoas atendidas abrangidas pelos 11 PSFs e o nosso objetivo é que o município tenha 17 unidades, implantando o programa nos bairros Orozino Teixeira, Urciano Lemos/Bom Jesus, Novo Santo Antônio/Mangabeiras, São Geraldo, São Domingos e Vila Silvéria”, diz o secretário.

PSFs existentes em Araxá

João Ribeiro, Santa Luzia, São Pedro, Ana Antônia, Pão de Açúcar, Tiradentes, Ana Pinto de Almeida, Abolição, Boa Vista, Vila Estância e Centro.

PSFs previstos

Orozino Teixeira, Urciano Lemos/Bom Jesus, Novo Santo Antônio/Mangabeiras, São Geraldo, São Domingos e Vila Silvéria.

Sobre

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade abrangida.

Notícias relacionadas