Super banner

Qualificação profissional, inclusão e exigências do mercado são debatidas no Uniaraxá

Qualificação profissional, inclusão e exigências do mercado são debatidas no Uniaraxá

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) promove a 6ª Jornada de Educação e o 5º Fórum Regional de Educação Inclusiva, durante toda esta sexta-feira (15), com debates sobre qualificação profissional, inclusão e exigências do mercado. A abertura oficial foi aconteceu na noite de ontem (14), com uma mesa redonda os temas relacionados, além do lançamento da 5ª edição da revista Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais.

A coordenadora da Jornada de Educação, Azilmar Borges da Silva Martins, explica que o objetivo fundamental é enfatizar as novas perspectivas do mercado de trabalho através do cotidiano do profissional da educação, quem tem como público-alvo, professores, educadores, dirigentes de Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), assistência social e formadores da educação.

Para a coordenadora do Fórum Regional de Educação Inclusiva, Olga Leite Rios, a intenção é refletir sobre políticas públicas de inclusão e também desenvolver temas de inclusão no mercado profissional e no cotidiano de educação, o que, segundo ela, ainda é um desafio.

“Estávamos em uma mesa redonda e todas as leis que víamos eram de 83, 93, e depois desse tempo todo ainda temos que falar e debater sobre o assunto. Temos muitas leis, mas o cumprimento delas não acontece”, diz.

“Essas leis precisam ser revistas, mas não aumentadas. Elas já contemplam todas as necessidades que o portador de deficiência tem. Mas uma lei para ser feita e não ser utilizada é o mesmo que não existir”, acrescenta Olga.

A formação continuada também faz parte do objetivo do fórum. “Todo processo de inclusão de mercado de trabalho e de formação profissional passa pela educação. O fórum tem essa importância crucial, lembrar a todos a necessidade de olhos voltados para a educação e a preocupação de se ter uma educação continuada”, afirma a coordenadora.

A jornada e o fórum seguem com palestras, oficinas, mostra de trabalhos e se encerra na noite de hoje com uma mesa redonda e egressos com trabalhos de conclusão de curso.

Notícias relacionadas