Super banner

Raphael Rios apresenta projeto que visa a revitalização de espaços públicos por meio da arte

Raphael Rios apresenta projeto que visa a revitalização de espaços públicos por meio da arte

Vereador Raphael Rios apresentou, nesta terça-feira (20), Projeto de Lei que objetiva a valorização da arte grafite em espaços públicos de Araxá, como alternativa para a revitalização na cidade, repressão de pichações e demais poluições visuais.

O grafite em Araxá vem ganhando força nos últimos anos com manifestações de arte registradas em muros de entidades educacionais, empreendimentos comerciais e ganhou até espaço especial na recente reinauguração do Parque do Cristo, envolvendo estudantes, festivais de arte, música e cultura, feiras temáticas e outras ações.

O vereador se reuniu recentemente com o artista Ton Lima, com a produtora artística Lígia Lakal e com o chefe de divisão de Meio Ambiente do IPDSA, Givavo Leite, para traçar as diretrizes do projeto de lei, que também no Legislativo conta com o apoio da vereadora Fernanda Castelha.

Caso a proposta seja sancionada, a primeira intervenção artística está prevista para o túnel da rua Pepururé, no bairro Vila Rica.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano.

Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Moção de Congratulação e Reconhecimento

Raphael Rios apresenta projeto que visa a revitalização de espaços públicos por meio da arte 1

Raphael Rios também apresentou Moção de Congratulação e Reconhecimento ao repórter-cinematográfico Jander Lúcio Bento, profissional da TV Integração de Araxá que foi designado para fazer cobertura nacional do Carnaval de 2018, no Rio de Janeiro, com imagens em rede nacional pela TV Globo e GloboNews.

Piso Salarial

O vereador também relatou já ter solicitado ao Executivo, por meio da secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, o envio do projeto de lei para o pagamento do Piso Salarial dos Professores.

Notícias relacionadas

1 Comentário

  1. Denisia aparecida garcia

    Não esquecer dos centros de convivência!! E os ensaios!! Pelo menos o do padre Alaor a uma vergonha!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *