Super banner
Super banner

Recenseadores iniciam treinamento e trabalho começa em duas semanas

Recenseadores iniciam treinamento e trabalho começa em duas semanas

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciam a coleta de informações em cerca de 58 milhões de domicílios daqui a duas semanas (1° de agosto). Em Araxá, o treinamento dos profissionais que vão trabalhar no Censo 2010 está sendo promovido durante esta semana (termina no sábado), no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

Foram selecionados 75 recenseadores, sendo 69 para Araxá e seis para Tapira. Um dos principais objetivos do treinamento é ensinar como usar o computador de mão, que será o principal instrumento de identificação dos recenseadores, onde serão inseridas as respostas dos questionários do IBGE, que, antigamente, eram preenchidos à mão.

Durante os três meses de pesquisa, os profissionais do IBGE poderão ser reconhecidos também pelo boné do Censo 2010 e por um crachá com nome, foto e identidade, usado do lado esquerdo do colete azul do instituto.

Para evitar problemas e conseguir informações de qualidade, o treinamento explica como os recenseadores devem se apresentar nas casas. O foco é na abordagem, que poderá ser feita inclusive nos fins de semana ou no horário noturno, naqueles casos em que o morador não estiver disponível durante o horário comercial.

Para facilitar a abordagem dos recenseadores, o IBGE elaborou ainda campanhas publicitárias voltadas para administradoras de condomínio, síndicos e porteiros, principalmente, para alcançar os prédios de luxo, que têm rígidas restrições à presença de estranhos. Além desses locais, o IBGE está ciente de que entrar em áreas violentas, onde há dificuldade de garantir a segurança dos profissionais, também pode ser um desafio.

Brasil

O Censo 2010 é o maior levantamento das características socioeconômicas da população brasileira já feita no país e terá novidades importantes no âmbito do questionário a ser aplicado nas pessoas.

Uma delas é a pergunta sobre a existência de cônjuges do mesmo sexo nos domicílios visitados. A pesquisa também vai apurar se as pessoas têm medidor de energia elétrica em casa, se a energia está sendo fornecida, se as pessoas têm telefone celular, motocicleta e acesso à internet.

O fluxo migratório de brasileiros para outros países e a existência de mais de um responsável pelo domicílio também serão pesquisados pelos recenseadores. Será ainda perguntado se as crianças com até 10 anos têm registro de nascimento, se os moradores recebem benefícios de programas sociais e o tempo de deslocamento de casa até o local de trabalho.

Há perguntas específicas para as minorias étnicas que vivem no país. No caso dos indígenas, os recenseadores vão perguntar a que povo a pessoa pertence e que língua fala.

Com base na primeira seleção, que classificou cerca de 210 mil recenseadores, o IBGE estima que a maioria dos 191 mil profissionais que trabalhará no Censo 2010 será de mulheres (58%), com idade entre 18 e 25 anos (45%). Nas equipes em treinamento há cinco candidatos com mais de 80 anos. O salário dos recenseadores durante a pesquisa vai variar entre R$ 800 e R$ 1,6 mil.

Com ABr

Notícias relacionadas