Super banner

Rede de Vizinhos Protegidos é ampliada em Araxá

Rede de Vizinhos Protegidos é ampliada em Araxá

A Rede de Vizinhos Protegidos está sendo ampliado na cidade e já comemora resultados obtidos nos bairros onde atua. Diversas ações são desenvolvidas para fortalecer e atingir novas regiões como reuniões entre lideranças e moradores do bairro São Domingos, e festa julina no Complexo Esportivo Nadyr Barcelos (Buracanã) integrando os bairros Fertiza, João Ribeiro e São Cristóvão.

Na primeira atividade de destaque, o objetivo dos gestores foi reunir com a comunidade para pensar em soluções de problemas específicos, principalmente para coibir a ação de traficantes e usuários de drogas.

A reunião foi a primeira de uma série que acontecerá no ponto com o objetivo de inibir a presença de criminosos. De igual maneira, nas reuniões da Rede de Vizinhos Protegidos nos bairros Fertiza, João Ribeiro e São Cristóvão, a reclamação é que o Buracanã, espaço ocioso, estava sendo frequentado por pessoas que o tornaram ponto de venda e consumo de drogas, além da prostituição.

Foi sugerido pelos membros da rede que a comunidade passasse a usar mais o espaço desempenhando atividades, como a festa julina no mês passado, que integrou a comunidade, fortaleceu os laços firmados entre os vizinhos participantes do projeto e, ainda, passa a ocupar um espaço que é de direito da comunidade, inibindo, assim, a presença de pessoas indesejadas, segundo os gestores do projeto.

Além disso, por meio do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá (Consep) houve um contato com a administração municipal para a realização, limpeza, revitalização do local e a sugestão de que fosse instalado um Espaço Multiuso.

O projeto deve ser ampliado agora para bairro Vila Andréa.

Redução de crimes nos bairros onde a rede já atua

Crimes contra o patrimônio – 27%

Crimes de dano – 33%

Furto a residência – 50%

Furto de veículos – 100%

Crimes gerais contra a pessoa – 19,8 %

Lesão corporal (desde abril de 2010) – 100%

Fonte: Polícia Militar

Notícias relacionadas