Super banner

Relógios devem ser atrasados em uma hora neste fim de semana

Relógios devem ser atrasados em uma hora neste fim de semana

Os brasileiros que moram nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que atrasar seus relógios em uma hora na madrugada do próximo domingo (15), quando termina o horário de verão. Segundo dados preliminares do Ministério de Minas e Energia (MME), foram economizados cerca de 2 mil megawatts de energia desde que o horário alternativo entrou em vigor, no dia 19 de outubro.

A energia economizada no Sudeste corresponde a cerca de 65% do consumo da cidade do  Rio de Janeiro no período. No Sul, a economia significa cerca de 80% do consumo de Curitiba. Segundo o MME, a economia de energia corresponde a R$ 4 bilhões. As informações completas devem ser divulgadas ainda hoje (13) pelo ministério.

Na edição anterior do horário de verão, entre 2007 e 2008, a redução registrada foi de 2,027 mil megawatts.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.

Notícias relacionadas