Super banner

Sábado é o Dia D da vacinação contra a gripe em Araxá

Sábado é o Dia D da vacinação contra a gripe em Araxá

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (16) Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe). A Administração Municipal decidiu antecipar o dia de mobilização dessa campanha de vacinação, que acontece no país em 30 de abril. O Dia D da vacinação contra a Influenza acontece em todas as unidades de saúde e do Programa Saúde da Família (PSF) das 8h às 17h.

Serão vacinadas durante a campanha as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de Saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece até o dia 20 de maio. A partir do dia 18 de abril a vacina contra a Influenza será aplicada em Araxá em quat unidades de saúde (Unisul, Unileste, Uninorte e Unisa) e no Centro Municipal de Vacinação (Rua Calimério Guimarães, 850  Centro).

A Secretaria Municipal de Saúde já está vacinando desde segunda-feira, 11 de abril, os funcionários, pacientes e internos dos hospitais e asilos de Araxá.

A expectativa é que sejam vacinadas 23.027 pessoas em Araxá durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, sendo 5.583 crianças, 1.051 gestantes, 173 puérperas e 11.076 idosos, 1.594 trabalhadores da área de Saúde e 3.550 pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Influenza

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos H1N1 e H3N2 circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *