Super banner

Santa Casa comemora 125 anos com inauguração da nova UTI

Santa Casa comemora 125 anos com inauguração da nova UTI

Santa Casa comemora 125 anos com inauguração da nova UTI 1

A Santa Casa de Misericórdia de Araxá inaugurou a sua nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã deste domingo (17), aniversário de 125 anos do hospital. Com o espaço totalmente reestruturado, a Santa Casa passa de oito para dez leitos de UTI, todos com equipamentos modernos e em condições de atender os mais graves casos de urgência. O investimento da ordem de R$ 1 milhão contou com recursos do município, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

A solenidade de inauguração teve as presenças do provedor da Santa Casa, Nilson Vieira de Carvalho, do prefeito Jeová Moreira da Costa, do secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belos, do vice-presidente da Câmara, José Domingos Vaz, além de grande número de representantes políticos, empresários, membros da diretoria do hospital, funcionários e demais convidados.

Também fez parte das comemorações a outorga da Comenda Ordem da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, sendo homnageados o prefeito Jeová, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (representado), e a representante da Associação Amigas da Santa Casa, Solange Alves de Souza Nogueira (representada).

A obra que começou em janeiro passado estava programada para ser inaugurada no início de julho, mas devido a algumas adequações para atender as normas da Vigilância de Saúde teve que ser adiada.

Com a ampliação e revitalização da unidade, Araxá passa a ter 17 leitos de UTI na rede pública, sendo dez na Santa Casa e sete no Hospital da Casa do Caminho, um aumento de 30% no número de vagas em relação ao último ano, quando 12 leitos estavam disponíveis.

A falta de vagas para atender a grande demanda da região, principalmente no inverno, se tornou um dos maiores problemas de saúde em Araxá. Com o tempo frio e seco, o número de casos mais graves aumentou, sobrecarregando o serviço de saúde.

Antônio Belo diz que foram nove meses de obras e muitas dificuldades enfrentadas. “Felizmente, tivemos o prazer de inaugurar neste domingo essa grande obra, uma antiga solicitação da comunidade e uma grande necessidade de toda a região. A nova UTI é um presente da Santa Casa que comemora 125 anos, um hospital que é a história viva da saúde de Araxá”, destaca.

“Um projeto de revitalização e de ampliação que trará vários benefícios à população. Antes tínhamos oito leitos no hospital, sendo que trabalhamos apenas com cinco neste ano devido às obras e agora contamos com dez leitos com equipamentos modernos, com ar condicionado central, filtro para evitar possíveis contaminações, um leito de isolamento e também um centro de diálise dentro da nova UTI.”

De acordo com o secretário, o número de leitos ainda não é o ideal para atender toda a microrregião. “Esses 17 leitos disponíveis na rede pública, somados com mais cinco do Hospital Dom Bosco ainda não são suficientes para atender toda a população que Araxá atende. Mas já vamos iniciar as obras de ampliação da UTI que vão criar mais dez vagas, assim vamos ter leitos suficientes e com uma qualidade de atendimento de primeiro mundo.”

Segundo ele, Araxá é responsável pelo atendimento de mais de 160 mil habitantes. “Sempre temos que dar apoio aos municípios da microrregião, principalmente em períodos críticos e para casos cirúrgicos. Além disso, a implantação da hemodinâmica que estamos realizando requer mais leitos de UTI. Portanto, o número ideal de leitos para atender toda a nossa demanda é de 32, número que alcançaremos com a ampliação que vamos iniciar ainda este ano na Santa Casa. Foi muito complicado trabalhar esses últimos meses com apenas cinco leitos na Santa Casa, mas agora teremos mais tranquilidade para trabalhar e para oferecer à população”, afirma Antônio Belo.

Nilson ressalta que a equipe da UTI passou por três meses de treinamento para lidar com os novos equipamentos. “É um avanço muito significativo para toda a nossa comunidade regional, uma condição nova de modernidade. Não basta ter só o espaço físico estruturado, precisa de uma equipe totalmente preparada para isso.”

Além da Santa Casa, o prefeito Jeová afirma que o município é parceiro da Casa do Caminho para investimentos na saúde pública. “Investimos inicialmente na Santa Casa porque era a entidade que realmente estava tendo mais necessidades de investimentos, estava perdendo o seu potencial que era o recurso humano – atraso de pagamentos e dificuldades em honrar seus compromissos. Isso tudo mudou.”

Após a solenidade de inauguração, os convidados conheceram a nova estrutura da UTI.

Galeria

Santa Casa comemora 125 anos com inauguração da nova UTI 2

Notícias relacionadas