Super banner

Saúde registra os primeiros casos suspeitos de gripe A em 2010

Saúde registra os primeiros casos suspeitos de gripe A em 2010

A Secretaria Municipal de Saúde já registrou os primeiros (dois) casos suspeitos de Influenza A (H1N1) neste ano em Araxá. São dois caminhoneiros, um de Araxá e outro do interior paulista, apresentaram sintomas da doença, foram medicados e os exames dos materiais coletados analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, deram negativo.

Enquanto as estratégias são traçadas para evitar um quadro epidemiológico preocupante, a gripe vem novamente mostrando a sua força: duas pessoas já morreram este ano em Minas por Influenza A e 48 estão com suspeitas.

Até o momento, cinco casos foram confirmados e 173 estão em investigação no Estado. O Brasil já registrou neste ano mais de 165 casos suspeitos de gripe suína. Outras 121 pessoas foram hospitalizadas, com síndrome respiratória aguda.

O secretário Antônio Marcos Belo afirma que com a chegada do inverno a tendência é aumentar o número de casos suspeitos. “A partir de junho teremos casos de gripe A e de gripe comum forte em todo o Brasil e em Araxá não será diferente. A campanha de vacinação vai ajudar na redução de casos, mas certamente vamos registrar um ou outro”, diz.

“É bom deixar claro que esse caso que estamos aguardando o laudo é considerado suspeito, não há nenhum confirmado. Mas as pessoas devem ficar atentas e se prevenirem. Vale a gente lembrar todas aquelas medidas, como manter distância de uma pessoa gripada, quando tossir ou espirrar coloque o braço para proteger o próximo, não ir trabalhar quando estiver com suspeita de gripe, entre outras”, ressalta o secretário.

Antônio Belo afirma que as pessoas devem ficar atentas caso pareça algum sintoma. “No início, os sintomas da gripe A é semelhante da gripe comum (febre, dor de garganta, dores musculares e, principalmente, tosse), mas depois a gripe fica mais forte. O importante é orientar a comunidade, viajou e chegou com uma situação de febre e uma expectativa de gripe, procure imediatamente uma unidade de saúde.”

O secretário diz que a estrutura médica em Araxá está mais bem preparada do que em 2009. “Inclusive, teremos na nova UTI da Santa Casa, que será concluída no início do próximo mês, um espaço para leito de isolamento que vai facilitar o atendimento de casos mais graves. Temos uma equipe já treinada para realizar a coleta para identificar os casos de gripe A. Aprendemos muito com a onda do vírus no ano passado e tenho certeza que este ano estamos mais preparados. A expectativa é que a onda seja mais branda em 2010, mas estamos prontos para enfrentá-la e oferecer um atendimento de qualidade às pessoas contaminadas”, destaca.

Notícias relacionadas