Super banner

Secretaria de Educação elabora projetos para atender grande demanda do setor Norte

Secretaria de Educação elabora projetos para atender grande demanda do setor Norte

A terceira reportagem da série sobre as principais prioridades das secretarias municipais durante a gestão 2009/2012 do prefeito Jeová Moreira da Costa aborda o setor da educação. A secretária Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães destaca projetos de reestruturação de ensino no setor Norte – área de maior crescimento populacional nos últimos anos – plano de carreira dos servidores e parcerias.
 
Mais unidades de ensino no setor Norte

Entre as ações inseridas no Plano Plurianual de Araxá (PPA) 2010/2013, a prefeitura aponta para o setor Norte a construção de uma unidade de ensino infantil – Cemei Pão de Açúcar com inauguração prevista para agosto próximo – e uma unidade de ensino fundamental.

Além disso, Giovana destaca a implantação de mais uma escola de ensino fundamental através do governo do Estado, além de uma creche para atender crianças dos bairros Ana Pinto de Almeida e Salomão Drummond. Esta obra será realizada com recurso federal, já assegurado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e viabilizado por emenda parlamentar do deputado Aracely de Paula. A licitação será aberta em breve.

“O local onde o ensino é ministrado demonstra o respeito e a atenção com o educando. Uma readequação na região Norte é primordial para a cidade”, afirma a secretária.

Para outros setores da cidade, ela ressalta reformas de ampliação em diversas unidades realizadas em 2009 e outras que serão atendidas este ano, além do início do funcionamento do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Sarah Valle, que cobre os bairros Abolição e Santa Mônica, no setor Oeste.

Plano de carreira aos servidores

Consolidar direitos para os servidores do setor de ensino do município foi o principal objetivo da Secretaria Municipal de Educação para a criação do plano de carreira.

“Em meados de maio do ano passado, tivemos a criação de comissões setoriais que promoveram um estudo sobre o plano de carreira nas unidades de ensino com os servidores. A partir daí, diversas reivindicações foram elaboradas e esse estudo buscou a legitimidade do plano de carreira. Quero ressaltar esse trabalho foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e com a Câmara de Vereadores através da Comissão de Educação”, destaca Giovana.

Parcerias

Giovana também destaca as parcerias na área de educação com atividades extracurriculares em áreas de cultura, lazer, esportes, acompanhamento e presença escolar – projetos desenvolvidos pela Fundação Rio Branco, Ministério Público de Minas Gerais, Tim ArtEducAção, Estou de Bem com a Vida – Pratico Esportes (pela triatleta araxaense Jane Porfírio) e outros.

“Esses projetos têm permanência garantida em nossa rede porque são substanciais e agregam muito valor.”

Além disso, Giovana anuncia uma nova parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Araxá. A Escola Municipal Alice Moura será transferida para a sede da entidade, situada na rua Dr. Edmar Cunha, que contará também com o material pedagógico, atendendo alunos da rede básica que residem no Centro e adjacências.

Futuro

A secretária diz que uma das prioridades do prefeito Jeová Moreira da Costa no setor de ensino é implantar o tempo integral para alunos da educação básica.

“É uma vontade política muito grande do prefeito em trabalhar o tempo integral com os alunos que estão regularmente matriculados na rede municipal. O segundo turno para atividades de complementação escolar. Hoje temos cerca de 9 mil alunos e estamos aptos para deixá-los antenados com todas as mudanças, o mundo gira com uma velocidade muito grande.

Notícias relacionadas