Super banner

Secretaria de Saúde realiza reunião com Comitê de Enfrentamento de Combate à Dengue

Secretaria de Saúde realiza reunião com Comitê de Enfrentamento de Combate à Dengue

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião com representantes de diversos segmentos da sociedade civil e organizada para iniciar os trabalhos do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, instituído em dezembro passado.

A criação desse comitê foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e oficializada por meio de portaria da Secretaria de Saúde. A primeira reunião de trabalho ocorreu na sexta-feira, 26 de fevereiro, no Centro Administrativo.

Na reunião, foi apresentado pela referência técnica em Vigilância em Saúde Telma Di Mambro Senra o último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde sobre o atual panorama das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em Araxá até o dia 24 de fevereiro. São, no total, 877 notificações, sendo 319 positivos, 201 negativos e 357 aguardando resultado.

De acordo com a profissional, não existe nenhum registro de Chikungunya e Zika Vírus ocorrido em Araxá. Além do comitê, a Administração Municipal promoveu mais ações destacadas em torno do combate ao mosquito como monitoramento semanal de notificações e consultas, busca diária de notificações em hospitais e laboratórios, capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS), mutirões de limpeza e educativo, projeto Mutirão Bota-Fora, Centro de Atendimento e Hidratação para pessoas suspeitas com dengue, dentre outras.

Participaram os representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Assessoria de Comunicação, Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Conselho Municipal de Saúde, Sest/Senat, Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), Grupo de Escoteiros, Copasa, Casa do Caminho e Sesc.

A vice-prefeita e secretária de Saúde Lídia Jordão ressalta que, mesmo com essa somatória de esforços no comitê, o melhor caminho ainda é a prevenção dentro dos lares araxaenses.

“Nós temos que partir pela limpeza. Esse grupo que se soma hoje ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde ao comitê com representantes da comunidade vem também sensibilizar em campanhas educativas. A população precisa se conscientizar que ela tem um papel muito importante nesse enfrentamento”, finaliza a vice-prefeita.

A próxima reunião do comitê está marcada para o dia 16 de março, às 16 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *