Super banner

Secretaria Municipal de Educação destaca ações promovidas em outubro

Secretaria Municipal de Educação destaca ações promovidas em outubro

Feira Escolar Cemei Araci Pedrelina de Lima

Secretaria Municipal de Educação destaca ações promovidas em outubro 1

A comunidade escolar e representantes da Secretaria Municipal de Educação estiveram presentes na Feira do Conhecimento do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Araci Pedrelina de Lima prestigiando os trabalhos realizados pelas crianças e seus educadores.

Pedagogia de projetos visa o novo significado do espaço escolar em tempos e espaços, transformando-o em espaço vivo de interações, de construção de conhecimentos e de práticas vividas.

Mediante isso é que o Cemei Araci Pedrelina de Lima, em sua prática pedagógica, realiza o trabalho com projetos como meio de articular as áreas do conhecimento, lançando metodologias que propiciem o espírito investigativo, a descoberta, o agir, a tomada de decisões, cerceados pelo lúdico e o prazer.

Assim sendo, os projetos de aprendizagem desenvolvidos no ano de 2011 apresentam temas, dos quais partiram dos interesses das crianças e/ou de suas preferências, na sua dupla função: lúdica e de aprendizagem.

Oficina Teatro de Bonecos na E.M. Professora Auxiliadora Paiva

Secretaria Municipal de Educação destaca ações promovidas em outubro 2

A Escola Municipal Professora Auxiliadora Paiva participou da Oficina Teatro de Bonecos com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, culminando com quatro apresentações entre as turmas e para a comunidade educativa.

A oficina, ministrada pelo educador Léo Ortiz, foi realizada com materiais recicláveis, concretizando o objetivo de desenvolver habilidades artísticas dos estudantes e a sua formação de valores, focando a questão ambiental na preservação e reciclagem do lixo.

Encontro de Gestores da rede municipal de ensino – final da primeira etapa

Secretaria Municipal de Educação destaca ações promovidas em outubro 3

Os encontros presenciais para gestores municipais – O estudo que faz a diferença -, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de maio a outubro, reafirma a sabedoria e a experiência pedagógica da secretária Maria Célia Araújo Oliveira, destaca os organizadores.

Os encontros proporcionaram atualização e aperfeiçoamento, apontaram caminhos, forneceram conceitos, ideias, trocas de experiências, interação e reflexões sobre o livro: “Qual é a tua obra?”, do autor Mario Sergio Cortella, que aborda os temas gestão, liderança e ética.

O projeto de formação continuada foi coordenado pela assessora e professora Vânia Borges Carneiro.

Medalhista da OBMEP é premiada pela prefeitura

Secretaria Municipal de Educação destaca ações promovidas em outubro 4

A aluna Ana Victória Martins Ribeiro, da Escola Municipal Eunice Weaver, foi premiada com um netbook pela Secretaria Municipal de Educação por sua participação e classificação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP/2010).

A secretária Maria Célia Araújo Oliveira e a diretora Maria Márcia fizeram a entrega e a aluna esteve acompanha pela sua mãe, Elaine Martins, e irmã, Maria Eduarda.

Além da medalha de bronze na OBMEP e do netbook, Ana Victória também foi contemplada com um programa de iniciação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com todas as despesas pagas, além de incentivo financeiro mensal.

Foi um momento muito significativo não só para a aluna, mas para toda a comunidade escolar. “Acreditamos no sucesso de nossos alunos e de toda a nossa equipe, que já se prepara para obter novas premiações”, destaca a diretora.

1ª Feira de Ideias Pedagógicas

Secretaria Municipal de Educação destaca ações promovidas em outubro 5

A Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo Pedagógico – Anos Iniciais, realizou, no Centro Cultural Crescer, a 1ª Feira de Ideias Pedagógicas: um momento de troca de experiências e boas práticas das supervisoras das unidades escolares.

Depoimento: “A Feira de Ideias Pedagógicas é uma troca de ações que são realizadas nas unidades municipais de ensino de Araxá, do 1º ao 5º ano. As mesmas serviram para corroborar e elucidar o brilhante trabalho das supervisoras pedagógicas que desenvolvem, em parceria com suas gestoras, de maneira intrínseca com suas professoras que tiveram na maioria das ideias apresentadas, destaque como as idealizadoras ou executoras das ações. Ficou muito explícito que todas as unidades trabalham para um bem comum, fazendo com que a prática da informação se transforme em conhecimento”, destaca a supervisora da Escola Municipal Francisco Primo de Melo, Lilian Andrade.

“A feira foi a culminância de módulos de estudos oferecidos pelo Núcleo Pedagógico – Anos Iniciais no decorrer do ano e demonstrou que agregou valores. Outro ponto importante a destacar foi o cerimonial coordenado por Déa (Departamento Pedagógico), que cumpriu o cronograma de apresentações e horários de forma a favorecer igualmente a todas as escolas presentes. Informar não é o mesmo que ter o conhecimento, por isso não devemos adiar nossas boas ações e ideais; a hora é agora e o momento é esse.”, acrescenta.

Notícias relacionadas