Super banner

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. Este ano, em nossa Biblioteca, este período será ampliado e as comemorações serão do dia 23 a 31 de outubro.

A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e de todos que trabalham nesta área possibilitando a valorização destes profissionais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 de outubro

Abertura oficial 9:30hs

Convidar autoridades, a Sociedade dos Amigos da Biblioteca de Araxá – SABIA, imprensa, Academia Araxaense de Letras e comunidade.

(Apresentar para todos os projetos que foram desenvolvidos durante o ano na Biblioteca. Montar em vários espaços materiais das sucursais e Móvel. Apresentar quadros estatísticos (nº de empréstimos, nº de novos usuários, visitas, nº de novos livros incorporados ao acervo, etc.)

Homenagear os usuários que mais leram durante o ano (adultos, infantojuvenís e das sucursais e móvel).

Montar um espaço para falar da conservação e da restauração dos livros. O Projeto será realizado durante toda a semana na biblioteca e consiste na exposição dos materiais danificados e a apresentação dos processos de restauração dos livros. (Juçara estará apresentando durante a manhã e a tarde)

Exposição de fotos RETRATOS DE VINICIUS E BRAGA

Dia 24 de outubro

Projeto Ler é uma Viagem com Monteiro Lobato

Apresenta o livro Dom Quixote das Crianças , de Monteiro Lobato, possibilitando a aproximação do Herói da Mancha e ajudando jovens e adultos a conhecerem um clássico apaixonante.

Escolas convidadas(Manhã)

Escolas convidadas(Tarde)

Dia 25 de outubro

Projeto Ler é uma Viagem com Monteiro Lobato

Escolas convidadas(Manhã)

Escolas convidadas(Tarde)

Dia 29 de outubro

Encontro com escritores de Araxá – Sarau às 18h

Um bate papo com alguns literatos de Araxá ( Jayro Alves Ribeiro, Dirceu Ferreira, Terezinha Oliveira Lemos, Wagner Matias de Andrade, Olavinho, Catia Lemos, Gloria)

Autógrafos.

Música.

Recitação.

Servir um leve coquetel.

Dia 30 de outubro 8:30hs e 14:30hs

Contação de histórias na Biblioteca

CEMEI Conceição Velasco.

Entrega dos leites para o SOS.

Dia 31 de outubro 18hs

Premiação do Concurso RETRATOS DE VINICIUS E BRAGA

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas