Super banner
Super banner

Sempre Um Papo recebe Danilo Perrotti

Sempre Um Papo recebe Danilo Perrotti

Sempre Um Papo recebe Danilo Perrotti 1

O Sempre Um Papo e o Circuito CBMM de Cultura recebem o ciclista e aventureiro, Danilo Perrotti para o debate e o lançamento do livro “Homem Livre: ao Redor do Mundo Sobre uma Bicicleta” (Editora Ciao Ciao).

No encontro, ele fala dos desafios enfrentados e que resultaram no “Homem Livre: ao Redor do Mundo Sobre uma Bicicleta”; no dia 08/08/2008 o mineiro saiu de Belo Horizonte e retornou dia 11/11/ 2011, após pedalar 50 mil km por 59 países do planeta.

Com o objetivo de conhecer os povos e culturas do mundo e movido pelo próprio esforço físico, Danilo seguiu para a Europa, cruzou o Oriente Médio e um trecho do norte da África, atravessou por um ano a Ásia, de onde partiu para a Oceania, descendo em seguida para as Américas e voltando para o Brasil.

Sempre Um Papo recebe Danilo Perrotti 2

Dividido em 59 capítulos, a obra traz narrações de situações extremas, como a travessia de desertos com o calor de 50 graus, encontros com árabes armados no Iêmen, montanhas geladas da Albânia, além da diversidade cultural vivida com hindus e budistas da Ásia, abordando também temas atuais como ecologia, sustentabilidade, mobilidade urbana e literatura, sob o contexto dos lugares por onde passou.

Mais do que um relato de viagem, a obra traz alto teor filosófico e existencial.  “Fala sobre o que pode acontecer quando você percebe que é a sua própria mente que determina as situações que você vive, com muitas observações agudas sobre o existir, o despertar de um homem com o sol, a lua e as estrelas, as maioria das vezes sozinho, diante da eminência da morte, do perigo e da dificuldade de comunicação com línguas estranhas”, destaca o autor. O livro foi adaptado em um longa-metragem documentário e já exibido em 5 países.

Para o evento, o autor faz algo inédito na história do Sempre Um Papo: ele vai percorrer de bicicleta o trajeto entre Belo Horizonte e Araxá (367Km), saindo da capital mineira hoje (14), com previsão de chegada a Araxá no dia 18. O ciclista quer pedalar de 50 a 100 quilômetros por dia, começando de manhã até o por do sol. Na bagagem, ele leva a barraca e equipamento de camping, além de fazer registro de fotos e depoimentos durante o percurso.

Sempre Um Papo recebe Danilo Perrotti 3

Participa também do encontro sua esposa, a escritora Gisele Mirabai, que redigiu o livro a partir do diário de bordo do aventureiro.

O evento ocorre no dia 19 de maio, terça-feira, às 19h30, no Teatro Municipal de Araxá, e a entrada é gratuita.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Notícias relacionadas