Super banner
Super banner

Servidor da prefeitura sofre acidente de trabalho e está na UTI

Servidor da prefeitura sofre acidente de trabalho e está na UTI

Um servidor público foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Dom Bosco, após sofrer um acidente de trabalho na tarde desta quarta-feira (8). Alex Sandro Batista Vinhal, 32 anos, subia em uma árvore na rua Santo Antônio, bairro Novo Santo Antônio, para realizar a poda, quando escorregou e bateu com a cabeça no meio-fio.

No momento da queda, o funcionário público não utilizava qualquer Equipamento de Proteção Individual (EPIs), o que agravou ainda mais seu quadro clínico. O acidente aconteceu por volta das 13h, mas com a falta de vagas de UTI na Santa Casa e Casa do Caminho a prefeitura se comprometeu a pagar as despesas de internação e conseguiu um leito no hospital particular, às 18h.

Os familiares afirmam que a prefeitura não fornece qualquer tipo de equipamento de proteção para os servidores realizarem suas atividades. “A prefeitura não oferece nenhum equipamento para os funcionários trabalharem. Se tem disponível, não entregam nada. Não tem bota, não tem cinto de segurança, não tem protetor para trabalhar com motosserra, se a prefeitura adquiriu os equipamentos, não entregaram. É um absurdo. Você pode provar essa falta de material em todos os setores. Nenhum servidor possui equipamento de segurança, se estiver usando uma luva, uma bota foi porque comprou do próprio bolso.”

Ainda segundo os familiares, a administração municipal também não oferece o devido apoio para a família. “Demoraram a atender ele, foi um corre-corre para arrumar uma vaga de UTI. Foram mais de cinco horas de espera e só aceitaram pagar uma vaga no Dom Bosco porque a imprensa e a polícia foram chamadas. Agora, estamos no hospital sem saber o que fazer. Não tem um assistente social, não tem nenhum representante da prefeitura para acompanhar o caso, só colocaram ele não hospital e foi embora. O Alex é um funcionário público, contratado há sete anos, a família é carente e precisa de uma apoio.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, João Bosco Borges, diz que os EPIs estão à disposição no Setor de Almoxarifado. “Infelizmente, é uma cultura do brasileiro em não utilizar os equipamentos de segurança. A gente, que vive obras há vários anos, sabe a dificuldade de conscientizar o cidadão, mas infelizmente eles acham que não acontecem. Como você pode notar, temos luvas, capacetes, avental, tudo aqui na prefeitura, mas ninguém usa”, afirma.

“Ás vezes, eles levam os equipamentos para a casa e na hora de realizar sua atividade de trabalho não leva. No caso especifico do Alexcsandro, estamos dando toda a assistência e não vamos medir esforços para que ele retorne o mais rápido possível. O maior problema é falta de conscientização do funcionário, eles não gostam de utilizar os equipamentos. A partir de agora vamos intensificar esse trabalho de orientação, com palestras e fiscalização. Mas é necessário que o próprio trabalhador tenha a consciência que o uso de equipamentos é bom para ele, é segurança deles trabalhador”, acrescenta o secretário.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, diz que no momento do acidente não tinha vaga em UTI disponível na região.

“Quando o rapaz chegou ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) foi diagnosticado a necessidade de um leito de UTI, mas, não encontramos nenhum disponível em Araxá e nem em Uberaba. Imediatamente, transferimos o paciente para o Dom Bosco para que ele fosse internado na UTI, sendo as despesas paga pelo município. Ao chegar no hospital, eles alegaram que não tinha aparelho respirador e que  poderia receber o paciente. Como a situação clínica era grave, mandamos buscar o respirador do PAM para que o aparelho pudesse ser instalado no Dom Bosco e o servidor internado rapidamente. Tudo que compete à Secretaria de Saúde foi feito”, diz o secretário.

Notícias relacionadas