Super banner

Três dias de debates e oficinas de incentivo à leitura em Araxá

Três dias de debates e oficinas de incentivo à leitura em Araxá

O 9° Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em Araxá foi aberto com a palestra do escritor Leo Cunha – convidado pelo Circuito CBMM de Cultura e Sempre um Papo – na manhã de hoje (26), no Centro de Convivência do Uniaraxá.

“A ideia da palestra foi falar sobre a importância da família e da escola na formação do leitor, defendendo a pluralidade e a variedades de estilos de leitura”, destaca Leo Cunha, autor de mais de 40 títulos.

A palestra contou com a participação de alunos da educação básica da rede municipal; professores, acadêmicos e demais representantes do Uniaraxá, como o reitor Válter Gomes, além da diretora da Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa, Catia Maria Lemos Melo Zema, e da secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães.

Nesta segunda-feira, a programação do Proler continua no Centro de Convivênia do Uniaraxá com o Momento Cultural :Grupo Conta&Encanta – Homenagem a Viriato Corrêa (patrono da Biblioteca Pública Municipal de Araxá),  a partir das 19h.

Logo depois acontece a Mesa Redonda: Políticas Públicas de Incentivo à Leitura, com a participação do gerente da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC) e coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura, Fabiano dos Santos; da Coordenação Nacional do Proler, da diretora de Ações de Incentivo à Leitura da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, Fabíola Ribeiro Farias; da secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães; do reitor do Uniaraxá, professor Válter Gomes; e do presidente da Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa (Sabia), Luciano Marcos Curi.

Oficinas

Nesta terça (27) e quarta-feira (28), é a vez das oficinas do Proler *

– Meu broto de leitura, por Creuza Prates Galindo Soares (Marília/SP)

– Jogos lúdicos na sala de aula, por Divane Barcelos Ribeiro da Silva (Veríssimo)

– Cantar, contar e encantar, por Jeanine Pacheco (Cia. Encantaconto – Vila Velha/ES)

– Cuidado, aqui tem leitor, por Maria Celeste Moura (Araxá).

– Conhecendo e aprendendo Libras para o trabalho com alunos surdos, por Daniela Kamimura Rezende (Uberaba).

“O Proler tem uma importância ímpar para a vida cultural da cidade, entendendo que a leitura é o grande veículo para abrir a mentalidade de ter acesso a outras possibilidades sem sair do próprio local. A leitura cria novas perspectivas de cidadania”, destaca Giovana.

O 9° Encontro do Proler é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa, Sempre um Papo e Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), em parceria com o Ministério da Cultura, Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa (Sabia), Editora Scipione, Editora Ática e Clássica Distribuidora de Livros.

* As inscrições custam R$ 5 e outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone (34) 3691-7110.

Notícias relacionadas