Super banner
Super banner

Uma volta ao mundo em 15 canções de cinco continentes

Uma volta ao mundo em 15 canções de cinco continentes

Música, história e cultura reunidas em uma apresentação. Alunos e professores da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo encantaram o público com o espetáculo “Uma volta ao mundo em 15 canções”. A apresentação nesta terça-feira, 20, marcou a abertura da Semana da Música, promovida pela Administração Municipal através da Fundação Cultural Calmon Barreto.

Uma noite que marcou o resultado de nove meses de pesquisas, ensaios e muita dedicação dos alunos dos corais Madrigal e Belcanto. Na chegada ao Teatro Municipal o público foi recepcionado pelo grupo de Seresta e no palco um cenário criativo produzido pelos alunos e professores, com materiais recicláveis. A diretora da Escola de Música, Cristiane Borges Santos, explica que nesses dias a escola respira a Semana da Música. “O aluno se espelha no professor e vendo a movimentação na escola, a preparação dos professores, ele se motiva. As apresentações valorizam o trabalho dos professores e incentiva cada vez mais os alunos”.

O professor de canto lírico, canto coral e história da arte, Tiago Lucas Garcia Prado, idealizador do espetáculo, destaca que a apresentação foi preparada desde fevereiro com o objetivo de levar o público a uma viagem pelos cinco continentes, com canções de vários países, começando e terminando pelo Brasil. Tiago ressalta que ensaiaram músicas novas e conhecidas, reunindo ritmos e estilos variados, passando pela Polinésia, Rússia, China Japão, África do Sul, Peru, México e Israel. “Foi muito puxado, dos 20 alunos poucos têm formação musical, tiveram que aprender as músicas, são 12 idiomas diferentes, decoraram todos”.

A aluna do curso técnico de música, Carla Bertuccelli Grasso, participa do coro e comenta que a apresentação representa a prática musical, o canto coral especificamente, é o momento de viver a música em sociedade. “Para nós vivenciar a música é uma tarefa muito importante, completa o aprendizado. A gente se prepara, coloca nossa energia, nosso foco, é importante ter as agendas de apresentações para complementar a nossa formação”.

Regina Maria Ferreira Valeriano, é aposentada e achou o espetáculo maravilhoso. “É a primeira vez que vejo a apresentação deles, vim prestigiar algumas amigas, estou encantada. O grupo está de parabéns, foi muito bom ouvir músicas de tantos países diferentes”.

Quem prestigiou o espetáculo foi surpreendido com o repertório. Em cada uma das quinze músicas, o figurino o saía de dentro das malas dos alunos e era trocado no palco. “Pro músico é sempre ótimo se apresentar, mas como professor entendo que é muito prazeroso ver o aluno subir ao palco. Eu admiro, é muito bom ver o trabalho deles, não tem como descrever”, revela Tiago.

A encarregada de supermercado, Fabiana Aparecida Gomes, foi prestigiar a apresentação da irmã. “Adorei o espetáculo, foi uma viagem através da música, pela história e cultura de vários países. Vale a pena assistir”.

A adolescente Catarina Borges Fernandes, tem 13 anos, disse que vendo a apresentação ficou com vontade de estudar música. “Adorei, gosto de prestigiar, achei diferente. As músicas chamaram a atenção e teve informação sobre vários países.”

Elci Marcos Deckers, é vendedor, conta que a apresentação foi ótima, muito rica em informação, bem ensaiada. “Vale a pena prestigiar. O grupo é bem dedicado, ficaram nove meses ensaiando e em uma hora e meia viajamos com eles, foi uma experiência fantástica”.

As atrações da Semana da Música vão até quinta-feira, 22, Dia do Músico.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *