Super banner

Uniaraxá sorteia netbooks para incentivar adimplência

Uniaraxá sorteia netbooks para incentivar adimplência

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) e a Fundação Cultural de Araxá (FCA), mantenedora da instituição, aprovaram uma portaria, na última semana, para incentivar a adimplência nas mensalidades, com oferta de prêmios.

O aluno que efetuar o pagamento das mensalidades em dia concorrerá a sorteios de netbooks, que vão acontecer até o final do semestre, nos dias 19 de outubro, 10 de novembro e 10 de dezembro. Os que renovarem a matrícula até 21 de dezembro participam do sorteio de quatro netbooks.

Uniaraxá sorteia netbooks para incentivar adimplência 1

Segundo o reitor Válter Gomes, a inadimplência é um problema comum nas instituições de ensino superior particulares do Brasil. A legislação não permite que as escolas neguem ao aluno o direito de assistir aula, fazer provas, ter o resultado das notas. Ele pode participar de todas as atividades da instituição, estando ou não em dia com a mensalidade.

Na renovação da matrícula, a cada semestre, é exigido que o estudante esteja em dia com seus compromissos, e o que acontece com frequência é que o acúmulo da dívida dificulta o pagamento por parte do aluno e a consequência é quase sempre a evasão.

“A instituição não pode fazer concessões sempre que o aluno age de forma incorreta, negligenciando o pagamento da mensalidade, então resolvemos adotar o sistema de premiação, para incentivar o pagamento em dia das mensalidades, evitar a inadimplência e também a evasão”, informa o reitor.

Uniaraxá sorteia netbooks para incentivar adimplência 2

“Como educador, entendo que o melhor não é premiar as pessoas por estarem cumprindo com o seu dever. Mas vamos tentar mais esta opção para levar o nosso aluno a se responsabilizar mais com seus compromissos e também para equilibrar as contas da instituição”, acrescenta Válter.

Premiação e punição

De acordo com a Portaria 005/2009, de 10/09/09, quem pagar em dia a mensalidade, fizer rematrícula até 21 de dezembro ou mesmo quem negociou, mas está em dia com os compromissos (a renegociação e a mensalidade atual), participa dos sorteios.

Quem renovar a matrícula no período de 21/12/09 a 10/01/2010 terá desconto, mas não participará do sorteio. Quem não renovar a matrícula nesse prazo terá que fazer requerimento no dia 11/01/2010, solicitando autorização para matrícula extemporânea e será cobrada uma taxa de R$ 50, além das despesas.
 
O Uniaraxá já adotou outras alternativas, buscando conscientizar o aluno com informações, mostrando as consequências do não-pagamento em dia, sem obter muito sucesso.

Entre as saídas para manter as mensalidades em dia estão o Financiamento Estudantil (FIES), bolsas de estudo, programa de estágio remunerado, apoio para emprego e este ano foi lançado o financiamento próprio da Fundação Cultural de Araxá, no valor de 50% da mensalidade, a ser pago após a conclusão do curso com juros baixos.

Mesmo assim, no primeiro semestre de 2008, a Instituição registrou uma média de 25% de inadimplência e 9% de evasão.

“Não conseguimos atender a todos que precisam estudar e não podem pagar as mensalidades, mas tentamos alternativas de acordo com as possibilidades da instituição”, pondera o reitor.

De acordo com Válter, a direção do Uniaraxá busca técnicas de administração voltadas para o incentivo aos resultados em todos os seus aspectos, visando caminhar para um Plano de Participação nos Resultados. Neste sentido, está sendo reestruturado o Plano de Carreira dos professores.

Além de terem salários diferenciados de acordo com titulação, eles serão valorizados pelo desempenho, publicação de livros e artigos, participação em projetos de extensão e em outras atividades da Instituição, elaboração de pesquisas, orientações em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) etc. A partir dessas ações, os professores poderão acumular pontos para terem uma remuneração melhor.

Incentivo para segunda graduação

O Uniaraxá oferece ainda desconto de 5% na mensalidade para os alunos que fazem uma segunda graduação. O reitor informa que os projetos pedagógicos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem estão sendo revistos para que a partir de 2010 os primeiros períodos desses cursos sejam o mais idêntico possível.

Assim, quem quiser fazer uma segunda graduação poderá começar na metade do curso, ganhando tempo e economizando dinheiro. Como normalmente no meio do curso sempre há vagas, a medida irá representar um incentivo maior para que mais alunos busquem uma segunda graduação.

O processo começa com esses dois cursos e a previsão é de que, a partir de 2011, todos os outros que apresentarem condições favoráveis tenham os primeiros períodos unificados.

As medidas adotadas na última semana já repercutem entre a comunidade acadêmica. Heloísa Cecília da Trindade Teixeira, aluna do 6º período de Fisioterapia, é formada em Enfermagem e está fazendo a segunda graduação.

Para ela, um desconto maior na mensalidade para egressos ou sorteio de isenção de mensalidade durante um semestre estimularia ainda mais o pagamento em dia.

Já a estudante Rosângela Aparecida Ribeiro de Oliveira, 4º período de Enfermagem, que paga as suas mensalidades sempre pontualmente desde o 1º período, achou a ideia excelente.

“Muitos estudantes batalham para pagar em dia, outros deixam para pagar no final de semestre. Precisa haver mesmo um incentivo para quem cumpre os seus compromissos corretamente”, analisa a acadêmica.

Notícias relacionadas