Super banner
Super banner

Vereadores aprovam projeto que institui avaliação oftalmológica para os alunos da rede municipal de ensino

Vereadores aprovam projeto que institui avaliação oftalmológica para os alunos da rede municipal de ensino

A Câmara Municipal de Araxá realizou mais uma Reunião Ordinária na tarde desta terça-feira (8). O presidente da Casa, vereador Raphael Rios, abriu os trabalhos parabenizando as mulheres pelo seu dia. A data também foi lembrada pelos demais vereadores que usaram a tribuna e lembraram sobre as lutas femininas e os desafios enfrentados pelas mulheres.

Durante a reunião, a Mesa Diretora recebeu o projeto de lei 38/2022 que “Autoriza abertura de crédito suplementar – Convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Araxá visando à implantação da UTI Neonatal, valor R$ 5.000.000,00”. A matéria foi encaminhada para a Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final. Em seguida o projeto será encaminhado à Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança.

Os vereadores aprovaram oito projetos de lei:

Projeto de Lei 11/2022: “Institui a avaliação oftalmológica para os alunos da Rede Municipal de ensino.” Autor: Pastor Moacir Autor

Projeto de Lei 21/2022: “Suprime os incisos XI E XII do artigo 76 e acrescenta o artigo 76-A, acrescenta o Parágrafo único ao artigo 78, ambos na Lei nº 6.087/2011, visando adequar a norma municipal às resoluções do Coanda nº 137/2010 e 194/2017.” Autor: vereador Wellington da Bit.

Projeto de Lei 22/2022: “Dispõe sobre o aproveitamento dos cargos de Agente Socioeducativo Masculino e Feminino, de Coordenador Técnico e de Diretor, do Anexo V, do Quadro de Pessoal da Fundação da Criança e do Adolescente do Município de Araxá/MG, cuja a extinção foi decretada pela Lei Municipal nº 7.701/2021, e da outras providências.” Autor: Executivo.

Projeto de Lei 33/2022: “Declara de Utilidade Pública Municipal e dá outras providências, a Associação dos Produtores de Leite da Microrregião de Araxá.” Autor: vereador Bosco Junior Autor.

Projeto de Lei 34/2022: “Dispõe sobre denominação de via Pública e dá outras providências – Rua Eunice Ângelo de Carvalho, atual Rua JE 24, do Loteamento Jardim Esplendido.” Autor: vereador Evaldo do Ferrocarril.

Projeto de Lei 35/2022: “Dispõe sobre denominação de via Pública e dá outras providências – Rua Anna Clara Cardoso, atual Rua JE 09, do Loteamento Jardim Esplendido.” Autor: vereador João Veras Autor.

Projeto de Lei 37/2022: “Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araxá – APAE.” Autor: Executivo

Projeto de Lei 43/2022: “Dispõe sobre denominação de via Pública e dá outras providências – rua Lígia Fortunato Borges, rua “Dez” do loteamento Flor de Lótus.” Autor: vereador Raphael Rios.

A íntegra das matérias pode ser acessada no portal sapl.araxa.mg.leg.br.

Tribuna:

Professora Leni (PT)

Abrindo os trabalhos da tarde, a vereadora Professora Leni apresentou projeto de lei que suspende a cobrança da contribuição para custeio do serviço de iluminação pública no município de Araxá.

Outra matéria proposta pela vereadora, dispõe sobre o acesso às informações dos programas sociais mantidos pelo Município. “Entendemos que a ajuda social oferecida através dos programas, deve passar por um rigoroso controle social. Sendo assim, o referido projeto visa dar mais transparência ao tornar pública a relação dos beneficiados, proporcionando à população a oportunidade de participar mais efetivamente na fiscalização.”

A parlamentar também solicitou o agendamento de um Fórum Comunitário para falar sobre o tema: “Crime Ambiental: Queimadas”.

Wagner Cruz (DEM)

Ao usar a Tribuna, o vereador Wagner Cruz apresentou indicação sugerindo a implementação da disciplina de Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação. Ele também indicou a pintura de faixa de pedestres elevada em frente à Igreja de Deus no Brasil – bairro Novo Horizonte e a instalação de faixa de segurança para travessia de pedestres no cruzamento da rua Dom José Gaspar com a rua Almeida Campos.

Wagner pediu a padronização de projetos para construção, ampliação ou reformas de imóveis de domínio público, no município de Araxá. Ele solicitou também a implementação de diretrizes de arborização para as áreas institucionais que não estiverem no planejamento administrativo, destinadas à edificação de equipamentos comunitários.

Valtinho da Farmácia (PP)

Melhorias no trânsito e nos serviços urbanos foram os principais assuntos abordados pelo vereador Valtinho da Farmácia durante o uso da Tribuna. Ele apresentou indicações solicitando: recapeamento e limpeza de bueiro na rua Ary José da Silva; instalação de passarela elevada na Av. João Paulo II, próximo ao Supermercado Bernardão; revitalização das praças Ana Mesquita e da praça em torno das ruas Rio de Janeiro e Alagoas, ambas no bairro São Geraldo e poda de árvore localizada na pista de caminhada do Parque do Cristo.

Valtinho sugeriu patrolar a estrada vicinal que liga a estrada da Antinha até a ponte do Rio Tamanduá, reforma da Ponte Queimada, situada na zona rural entre Araxá e Perdizes. Ele também reivindicou reajuste salarial para os profissionais da área de enfermagem.

Pastor Moacir (Republicanos)

O vereador Pr. Moacir apresentou indicação para implantação de faixa de pedestre elevada na avenida Wilson Borges, nas proximidades dos números 915 e 886, capina e limpeza no entorno da “matinha do bairro Santa Rita II”.

Ele também solicitou o retorno das atividades de recreação, esportivas e cursos livres nos Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos existentes em vários bairros do município, com o objetivo de atender principalmente famílias em vulnerabilidade social.

Doutor Zidane (PP)

O vereador Dr. Zidane foi o último orador da tarde. Ele apresentou moção de aplausos e reconhecimento, às alunas do Centro de Danças Lorenna Senna.

Zidane comentou as recentes denúncias de utilização de medicamentos vencidos no Setor de Odontologia da Prefeitura. Ele relatou que visitou o Almoxarifado da odontologia e a também a Farmácia Municipal. O parlamentar elogiou o sistema de distribuição de medicamentos da farmácia que, segundo ele, garante que remédios vencidos não sejam utilizados.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x