Super banner
Super banner

Araxá recebe mostra internacional sobre ficção científica

Araxá recebe mostra internacional sobre ficção científica

Sci-Fi - Divulgação

Da Redação – Araxá recebe a exposição British Sci-Fi entre os próximos dias 20 de abril e 4 de maio. Inicialmente, a mostra acontece no salão da Cultura Inglesa entre os dias 20 e 30 de abril, dentro das comemorações de 30 anos da escola na cidade – avenida Getúlio Vargas, 295, Centro – e depois segue para o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), entre os dias 2 e 4 de maio – avenida Ministro Olavo Drummond, 5, bairro São Geraldo. A mostra acontece em apenas 19 cidades do país; já passou por São Paulo e Salvador, e daqui segue para Curitiba e Brasília. O evento é aberto à comunidade.

A exposição é uma oportunidade única para todos os que se interessam por ficção científica – chamada de FC – ou desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto. Alguns dizem, com razão, que o Reino Unido é a terra de origem da FC, por sua longa tradição em romances do gênero. A British Sci-Fi Exhibition proporciona um passeio pela história da ficção científica britânica, desde seus primórdios na literatura até a influência que exerce no cinema até hoje.

De forma lúdica, a mostra destaca a importância da literatura britânica na ficção científica. Os visitantes conhecerão em detalhes um dos gêneros artísticos mais influentes na cultura ocidental.

A evolução da ficção científica ao longo das décadas

As origens do gênero remontam ao século 19. Exatamente em 1818, com Frankenstein, de Mary Shelle. Há ainda obras como 2001, de Arthur C. Clarke, que proporcionou a Kubrick a inspiração para ‘Uma Odisseia no Espaço’. Também é presença HG Wells que alcançou grande notoriedade com ‘Guerra dos Mundos’.

Na exposição é possível perceber pela linha do tempo como a FC foi saindo da literatura e entrando na música, no cinema, nas história em quadrinhos e nos seriados da televisão. Um clássico bem britânico é o seriado ‘Doctor Who’ (BBC), no ar desde os anos 1960. Personagens como os Thunderbirds e o sinistro Peter Creedy – ‘V de Vingança’ – estarão expostos na linha do tempo que brinca com o desenho do metrô de Londres.

A mostra não é composta somente pelos mais de 25 painéis que contam a história da FC ao longo das décadas. Há ainda objetos como bonecos e máscaras, uma exposição de itens colecionáveis, além de espaços de leitura de livros e gibis com as histórias originais e adaptações.

Notícias relacionadas