Araxaense é convocado por Mano Menezes para amistosos na Europa

Araxaense é convocado por Mano Menezes para amistosos na Europa

O goleiro araxaense Norberto Murara Neto, 21 anos, foi convocado para defender a Seleção Brasileira em dois próximos amistosos a serem disputados na Europa. Neto, como é chamado pela torcida do Furacão, estreou como titular no Atlético-PR no Campeonato Brasileiro do ano passado. Em menos de um ano, o araxaense ganhou a confiança da torcida e dos companheiros de equipe com boas atuações e chamou a atenção do técnico da Seleção.

Neto nasceu em Araxá em 19 de julho de 1989, época em que seu pai, o ex-goleiro Betão, jogava no Araxá, sendo campeão mineiro da 2ª Divisão em 1990. Sua mãe, Claúdia, atuou na cidade como técnica de natação do antigo Araxá Tênis Clube (ATC).

O jovem goleiro começou a carreira no Cruzeiro e aos 14 anos (2003) chegou ao Atlético-PR para defender o time infantil. Em seis anos no clube, coleciona títulos como Metropolitano Infantil, a Copa Brasil Sub-15, o Paranaense Juvenil, Metropolitano Juvenil, Copa Umbro Infantil e duas Copas Tribuna (2008 e 2009). Não demorou a conquistar a vaga de titular no plantel principal do Furação, que faz boa campanha no Brasileirão.

Quando ainda na categoria juvenil, Neto já demonstrava o sonho em um dia chegar à Seleção. Em entrevista ao site oficial do Atlético Paranaense em novembro de 2005, disse: “Dentro do Atlético pretendo fazer uma carreira brilhante, de muito sucesso. Tendo humildade, o resto é consequência. Se pintar oportunidade de ir para fora é consequência, primeiro tenho que trabalhar. Meu sonho é chegar à Seleção Brasileira e poder ajudar a minha família.”

Falou ainda que Betão foi o seu grande incentivador para iniciar a carreira de goleiro. “Meu pai foi jogador profissional e foi ele quem me incentivou a jogar. Quando eu era pequeno eu me espelhava nele, usava suas roupas.”

O técnico Mano Menezes divulgou a lista dos 23 jogadores convocados nesta quinta-feira (23) e manteve o projeto de renovação ao anunciar mais cinco jogadores com idade olímpica, além do goleiro do Atlético Paranaense.

Os adversários dos amistosos em solo europeu não foram divulgados pela CBF, porém, os jogos já estão acertados. De acordo com a entidade que encontrou dificuldades para encontrar rivais por conta das eliminatórias para a Eurocopa 2012, na Polônia e na Ucrânia, o anúncio ainda não foi feito por conta de questões contratuais.

Convocados

Goleiros

Victor (Grêmio)
Jeferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Mariano (Fluminense)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano Correia (Barcelona)

Zagueiros

David Luiz (Sporting)
Alex (Chelsea)
Thiago Silva (Milan)
Rever (Atlético-MG)

Volantes

Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Corinthians)

Meias

Carlos Eduardo (Rubin Kazam)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Wesley (Werder Bremen)
Giuliano (Internacional)

Atacantes

Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
André (Dinamo de Kiev)
Nilmar (Villarreal)

Imagens: Divulgação/Clube Atlético Paranaense – Pôster Araxá Esporte Clube

Notícias relacionadas