Super banner

Campanha da Copasa orienta sobre importância da água

Campanha da Copasa orienta sobre importância da água

Da Redação – Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) retoma, pelo terceiro ano consecutivo, a campanha Água da Gente que convida toda a sociedade para refletir sobre os cuidados com um dos recursos naturais mais importantes do planeta.

De acordo com a gerente da Divisão de Relações Públicas da empresa, Sônia Gandra, o mote da campanha é “Água, quem ama cuida”  e tem como objetivo mostrar às pessoas que elas podem mudar hábitos e contribuir para que a água seja usada de forma correta, sem desperdícios. “São atitudes muito simples, como substituir a mangueira pelo balde na hora de lavar o carro ou nunca jogar óleo, graxas, gorduras e solventes nos cursos d´água”, diz.

Segundo Sônia, o slogan “Água, quem ama cuida” será utilizado em fitas, cartazes e folders nas diferentes cidades mineiras em que a Copasa atua. As ações vão desde palestras em escolas a oficinas e entrega de material informativo em pontos movimentados como shoppings centers, ruas e estações de metrô.

Sustentabilidade

Movimentar cidades de diferentes regiões do Estado nesta sexta-feira é apenas uma parte do trabalho desenvolvido pela Copasa em prol da melhoria da qualidade das águas. A empresa sabe que cuidar da água e do meio ambiente é tarefa para todos os dias e realiza investimentos constantes para garantir mais qualidade de vida aos mineiros.

A educação ambiental é de grande importância neste trabalho e tem seu maior exemplo no Programa Chuá de educação sanitária e ambiental. Desde sua criação, em 1986, o programa já teve a participação de mais de dois milhões de alunos e professores em visitas às suas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

“Mantemos também um trabalho de proteção das nascentes, plantio e recuperação de matas ciliares em 300 municípios de Minas Gerais”, destaca o superintendente de Meio Ambiente da Copasa, Tales Viana. Na Bacia do Rio Paraopeba, segundo ele, estão sendo realizadas várias obras de esgotamento sanitário em toda a sua extensão. O mesmo foi feito pela empresa no Rio das Velhas, que hoje já tem peixes na capital mineira e que recebeu de volta espécies que não eram encontradas em municípios que banhava.

Investimentos

A consciência e o trabalho constante da companhia pela melhoria da qualidade das águas dos rios mineiros ganhou um reforço de peso nesta semana. O governador Antonio Anastasia lançou na última quarta-feira (20) o programa “Água da Gente”, que vai garantir investimentos de R$ 4,55 bilhões até 2016 para obras de melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos 625 municípios de Minas em que a Copasa atua.

“Neste ano em que comemoramos 50 anos de dedicação ao saneamento estamos muito orgulhosos de poder contribuir para que Minas Gerais seja um Estado socialmente mais desenvolvido e um lugar cada vez melhor de se viver”, afirmou o presidente Ricardo Simões na solenidade de lançamento do programa. O Água da Gente é o maior programa em saneamento básico da história de Minas Gerais.

Agência Minas 

Notícias relacionadas