Super banner
Super banner

Censo 2010 será 100% informatizado, diz IBGE

Censo 2010 será 100% informatizado, diz IBGE

Para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade brasileira nos últimos dez anos, o Censo Demográfico 2010 trará novas perguntas à população. Dentre as novidades estão perguntas sobre a posse do registro de nascimento, união entre pessoas do mesmo sexo, computadores domiciliares com acesso à internet, emigração internacional, acesso a programas de transferência de renda do governo.

Outra novidade é que este será o primeiro Censo totalmente informatizado: os cerca de 230 mil recenseadores vão contar com um computador de mão e GPS para trabalhar. Eles vão visitar aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país.

As novidades foram anunciadas hoje (1º), na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro. O presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, diz que a informatização não será útil apenas na apuração dos dados, mas também na disseminação da informação.

“O IBGE vai disponibilizar toda a informação ao usuário, que poderá fazer o cruzamento de dados que desejar, de acordo com a variável de seu interesse. Além disso, os ministérios brasileiros com esses dados vão poder traçar novas ações nas políticas públicas.”

Alguns cidadãos vão ter a opção de responder ao questionário pela internet. Para isso é necessário receber as devidas instruções e o código de acesso fornecido pelo recenseador do IBGE.

O questionário básico terá 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros. O questionário da amostra terá 81 perguntas e será respondido por parte da população. O orçamento previsto é da ordem de R$ 1,4 bilhão.

O Censo 2010 está previsto para começar em 1º de agosto de 2010. Na primeira quinzena de março do mesmo ano acontece a contratação dos agentes censitários. O IBGE irá divulgar os resultados em dezembro de 2010.

Depois de encerrado o Censo, cerca de 140 mil computadores de mão que serão utilizados na pesquisa vão ser transferidos para o Ministério de Educação que vai distribuir os equipamentos para as redes de professores das escolas municipais.

O Censo é realizado a cada dez anos. O primeiro Censo foi feito em 1872, quando o Brasil tinha cerca de 10 milhões de habitantes. Hoje, o país tem cerca de 190 milhões de habitantes.

Notícias relacionadas