Super banner

Comerciantes de agrotóxicos devem enviar relatório até o dia 29

Comerciantes de agrotóxicos devem enviar relatório até o dia 29

Os revendedores de agrotóxicos de Minas Gerais devem enviar até o dia 29 de janeiro o relatório de controle de agrotóxicos referente ao segundo semestre de 2009 (1º de julho a 31 de dezembro de 2009), via Sistema de Controle Semestral de Agrotóxico (Sisagro), disponível no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A Sisagro possibilita uma prestação de contas detalhada da comercialização de agrotóxicos, analisando dados referentes às vendas desses produtos no período. Através dele é possível fazer um mapeamento contendo informações sobre a quantidade de vendas, os tipos de produtos vendidos e as cidades que os adquiriram.

Com a página do Sisagro aberta na internet o revendedor deve preencher todos os campos. Após clicar em enviar é emitido automaticamente um comprovante de envio das informações. O não cumprimento do prazo de envio, que deve ser feito semestralmente, acarreta em multa ao comerciante.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o relatório é uma ferramenta importante para o controle do comércio de agrotóxicos no Estado.

“O envio do relatório semestral nos permite controlar detalhadamente a comercialização dos agrotóxicos em Minas. Além disso, fiscalizamos estabelecimentos comerciais e propriedades rurais para garantir o cumprimento da legislação, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos alimentos à população”, afirma.

Atualmente existem 1.066 revendedoras de agrotóxicos em Minas. Em 2009, foram fiscalizados 4.164 estabelecimentos comerciais, 6.193 propriedades rurais e foram emitidos 522 autos de infração.

Notícias relacionadas