Epamig inaugura fazenda experimental de Araxá nesta quarta

Epamig inaugura fazenda experimental de Araxá nesta quarta

Na próxima quarta-feira (27), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inaugura mais uma fazenda experimental, desta vez no município de Araxá.

A fazenda, que será vinculada à Unidade Regional da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, atenderá as demandas de Araxá e auxiliará os produtores rurais dos municípios de Tapira, Perdizes, Pratinha, Pedrinópolis, Córrego Danta, Ibiá, Tapiraí, Campos Altos, Bambuí e Medeiros.

A Fazenda Experimental de Araxá (Feax), assim como as fazendas experimentais de São João del-Rei, Uberlândia, Itabira e Montes Claros, foi criada através do Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag). Este programa tem possibilitado a chegada das novas tecnologias aos municípios mineiros.

Segundo o prefeito Jeová Moreira da Costa, a proposta para implantação de unidade da Epamig em Araxá surgiu com o objetivo de buscar diversificação das atividades econômicas do município. “Sabemos da vocação de Araxá para a mineração, mas entendemos que isso não é permanente. Pretendemos buscar no agronegócio uma alternativa, e para isso é fundamental a parte tecnológica”, ressalta.

De acordo com o presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, a Feax é uma iniciativa de visão. “Minas é mineração, mas a segunda vocação do Estado é a agricultura. Os municípios devem investir na produção de alimento”, ressalta.

A fazenda de Araxá desenvolverá pesquisas nas áreas de fruticultura e bovinocultura, respeitando a demanda da cidade conhecida pelos doces mais famosos do Brasil e pela grande produção de leite e queijos.

O terreno da nova fazenda experimental será cedido pela prefeitura (próximo ao córrego Feio). A Epamig atualmente tem a sede administrativa em Belo Horizonte, cinco unidades regionais (Sul de Minas, Triângulo e Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Zona da Mata, Norte de Minas), 25 fazendas experimentais, dois núcleos de ensino, cinco núcleos tecnológicos e duas estações experimentais.

Programação

Evento: Solenidade de implantação da Fazenda Experimental da Epamig em Araxá.

Data: 27/01/2010 (quarta-feira).

Horário: 17h.

Local: Auditório da Sede da Associação da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) – praça Antônio Alves da Costa, bairro São Pedro.

Notícias relacionadas