Super banner

Glaura Teixeira lança novo livro sobre Araxá

Glaura Teixeira lança novo livro sobre Araxá

O livro intitulado ‘O Diamante Líquido – História, memória e turismo na cidade balneária de Araxá’ é a mais recente publicação da historiadora e escritora araxaense Glaura Teixeira Nogueira Lima. O lançamento oficial da obra acontece na próxima sexta-feira (4), a partir das 19h30, no Salão Congonhas do Grande Hotel do Barreiro.

“Eis o desafio: urbanizar para gerar riquezas, produzir para fazer o uso indicado dos recursos naturais, valorizar a natureza para adquirir o conforto material e com ele receber os visitantes em busca da saúde, de descanso e de divertimento. É esse o vetor para se compreender os variados sentidos do Barreiro para Araxá, como um espaço que pulsa, tensiona e emerge de diferentes formas. Observamos a cidade do passado sob a mira do presente, sem dúvida. Mas a grande questão é repensá-la, interrogá-la, sempre, partindo de ideias e conceitos que sobre ela circulam, ao longo do tempo; assim como se movem os cidadãos pelos seus espaços físicos e a quem pertence a cidade.”, destaca Glaura no livro.

‘O Diamante Líquido’ é uma publicação da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), filiada à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O livro composto por 376 páginas é rico em textos e com algumas fotos raras e inéditas de Araxá.

Glaura Teixeira Nogueira Lima nasceu em Araxá. É historiadora e professora do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. Graduada em História pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Desenvolve pesquisas na área de História Social com ênfase em Memória e Identidade, Cidade e Patrimônio Cultural, História e Região. Nessas temáticas vem publicando livros, artigos em jornais, revistas especializadas e anais de congressos nacionais/internacionais de História.

Na UFTM coordena a linha de pesquisa “História, Memória e Historiografia” do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (Niephes). Tem trabalhos realizados nos campos da gestão da memória e de arquivos e museus. É membro da Academia Araxaense de Letras.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *