Super banner

Hábitos de higiene podem prevenir a disseminação do vírus da gripe

Hábitos de higiene podem prevenir a disseminação do vírus da gripe

Hábitos de higiene podem prevenir a disseminação do vírus da gripe 1

A gripe é uma doença grave e que se não diagnosticada em tempo hábil pode até matar. Para evitar que o vírus causador da gripe (influenza) se espalhe é preciso ter alguns cuidados, como evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência ou utilizar o álcool gel a 70%, manter ambientes bem ventilados, não compartilhar alimentos, tomar a vacina se tiver indicação e colocar em prática a etiqueta da tosse.

O termo pode parecer estranho, mas assim como há a maneira correta de se comportar a mesa, há também o jeito certo de tossir. Não se trata apenas de uma questão de educação: tossir com etiqueta pode prevenir a disseminação de vírus, como os da gripe e até evitar uma epidemia. A recomendação não é apenas de especialistas, mas doCenters for Disease Control and Prevention (CDC), uma organização americana de controle e prevenção de doenças, que criou a campanha Cover your Cough (“cubra sua tosse”).  A etiqueta da tosse nada mais é do que cobrir a boca e o nariz usando a parte superior das mangas da roupa, e não as mãos, sempre que tossir ou espirrar.

A médica infectologista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Tânia Marcial, explica que a gripe é uma das doenças de mais fácil transmissão, por ser de fácil contágio: “Ocorre de pessoa para pessoa e é transmitida pela tosse, espirro, fala e também pelo contato das mãos com superfícies contaminadas. Estas infecções ocorrem durante todo ano, mas predominam nos meses frios. O resfriado é a infecção mais comum e é causado por mais de 200 tipos diferentes de vírus. Ele caracteriza-se pela presença de sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, e menos frequentemente mal-estar, dores musculares e cefaleia”.

Tânia Marcial explica, ainda, quais os sintomas da gripe e como essa doença agride o corpo humano: “O vírus da Influenza causa a gripe ou influenza que geralmente inicia-se com a instalação abrupta de febre alta, acima de 38ºC, seguida de dores musculares, dor de garganta, prostração, dor de cabeça e tosse seca. Para este ano são previstas infecções pelos vírus Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B. A gripe é geralmente mais grave que o resfriado e pode levar a complicações, principalmente nos extremos de idade, crianças menores de 9 anos e adultos com 60 ou mais anos; gestantes; puérperas; nas pessoas portadoras de doenças crônicas; nos imunodeprimidos (pessoas com redução da atividades ou eficiência do sistema imunológico), obesos; indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado com ácido acetilsalicílico (o uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico está associado com o aumento de risco para o desenvolvimento da Síndrome de Reye – A doença pode causar um aumento agudo de pressão dentro do cérebro e, frequentemente, acúmulos volumosos de gordura nos demais órgãos) e na população indígena”, afirma.

Mesmo sendo comum durante o ano inteiro é preciso ter cuidado redobrado no inverno: “No período do inverno são importantes a adoção de medidas que visam redução do número de casos, como os cuidados higiênicos e medidas de precaução, como a etiqueta da tosse, lavagem das mãos e a vacinação, que são os hábitos mais adequados para se combater a Influenza”, explica Tânia Marcial.

Fique atento:

A campanha de vacinação contra a Influenza terminou no dia 26 de maio, mas o Ministério da Saúde visando a vacinação de um maior número de pessoas dentro do grupo prioritário decidiu prorrogar a campanha até o dia 10 de maio.

Prevenção

– Cubra a sua boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar;

– Cubra a sua boca e o nariz usando a parte superior das mangas da roupa e não as suas mãos, sempre que tossir ou espirrar;

– Tenha sempre lenço de papel e o jogue no lixo sempre que utilizá-lo;

– Lave sempre as mãos com água e sabão;

– Se for visitar um hospital ou uma instituição de cuidados pessoais e estiver com tosse ou uma constipação, use uma máscara cirúrgica para proteger as outras pessoas contra a infecção.

Agência Minas

Notícias relacionadas