Super banner

PAM funciona anexo à Santa Casa a partir de domingo

PAM funciona anexo à Santa Casa a partir de domingo

A transferência do Pronto Atendimento Municipal (PAM) para a Santa Casa foi adiada para o próximo domingo (8) e não mais nesta terça-feira (3), como havia anunciado a Prefeitura de Araxá. De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, a data foi alterada devido à reestruturação que está sendo feita na portaria principal do hospital para o atendimento de consultas do PAM, além da portaria que vai receber os atendimentos de urgência, situada abaixo da entrada da maternidade.

Antônio Belo afirma que a prefeitura vai transformar o antigo PAM em um Centro de Especialidades, com atendimentos encaminhados pelos médicos do PAM, das Unis e do Programa de Saúde da Família (PSF). Segundo ele, o funcionamento está previsto para a segunda quinzena deste mês.

“O PAM já não suporta mais a grande demanda de atendimentos e a estrutura não é a considerada ideal. Assim, o prefeito Jeová sugeriu que o local fosse transferido para a Santa Casa, onde as condições de atendimento são bem melhores”, afirma o gestor.

Ele acrescenta que a comunidade vai contar com um novo sistema de atendimento de emergência. “A grande mudança é a maior rapidez que teremos na locomoção de uma vítima atendida pelo PAM até a sala de cirurgia de emergência ou para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), por exemplo. Essa mudança vai possibilitar que vidas sejam salvas e algumas consequências amenizadas. Vamos reduzir o máximo possível o número de mortes e cumprir a meta traçada pelo Ministério da Saúde”, acrescenta Antônio Belo.

O gestor diz ainda que faltam alguns detalhes para a contratação de médicos em todas especialidades, mas a expectativa é que já no final deste mês o resultado da mudança no sistema de saúde do município comece a surtir efeito.

“Alguns problemas nesses primeiros dias ainda vão acontecer, mas vamos ajustando e com certeza a população vai perceber em pouco mais de 30 dias a evolução na qualidade de saúde em Araxá. Vamos ser referência, vamos vender serviço de saúde”, afirma.

Gestão da Santa Casa

A Prefeitura de Araxá assume e gestão da Santa Casa a partir desta terça-feira (3). O advogado Nilson Vieira de Carvalho é novamente o provedor do hospital.

Notícias relacionadas