Parceria para descarte sustentável de eletroeletrônicos é intermediada pelo Vereador Fabiano

Parceria para descarte sustentável de eletroeletrônicos é intermediada pelo Vereador Fabiano

A cada dia, a sociedade assiste a debates em torno da preservação ambiental e a necessidade do descarte ideal de resíduos produzidos nas cidades. Diante dessa realidade, desde o ano passado, o Vereador Fabiano Santos Cunha, em contato com a empresa Ébano Ambiental, especializada no recolhimento e destinação de resíduos eletroeletrônicos, vem disseminando esse assunto, tanto na Tribuna da Casa da Cidadania, como em reuniões de trabalho que o parlamentar participa.

Dando mais um passo nesse trabalho de preservação ambiental, por iniciativa do vereador Fabiano, após os contatos com a empresa, várias escolas da rede municipal e estadual de Araxá serão transformadas em pontos de coleta e de informação para evitar que esse “lixo eletrônico” possa terminar na natureza, nos ecopontos ou no aterro sanitário.

As Escolas: Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente), no Santo Antônio; Estadual Rotary, no Urciano Lemos; e Municipal Auxiliadora Paiva, no Boa Vista, já tem pontos de recolhimento desses materiais. A ideia é ampliar a ação com parcerias. Para isso, Fabiano tem feito reuniões intermediando a proposta.

Na tarde dessa quinta feira (18), o Vice-presidente da Câmara Municipal, acompanhado da Secretária de Educação, Gessy Glória Lemos e da diretora do Polivalente, Zulma Moreira, estiveram visitando a empresa Ébano.

Gessy foi conhecer o trabalho e junto com Fabiano e o diretor Waschington Luis da Cunha, alinhar as ideias para um projeto piloto, que deve contemplar as Escolas Professora Leonilda Montandon (Caic), no Ana Pinto de Almeida, Aziz J. Chaer, no Orozino Teixeira e Professor Nelson Gomes, no Santo Antônio. O Vereador se reuniu anteriormente e já assegurou a participação no Projeto das Escolas Estaduais Armando Santos, Vasco Santos e Maria de Magalhães.

Eles conheceram toda a linha de trabalho que a empresa segue, desde o recebimento, passando pelo desmonte dos aparelhos até o encaminhamento final das peças retiradas. Waschington ressaltou durante o encontro que ficou comprovado, pela experiência da empresa em outros trabalhos, que as escolas são os locais ideais para a locação desses pontos de coleta, além do grande alcance que as informações repassadas aos alunos, seja por palestras ou entrega de material gráfico, tem em toda a comunidade no entorno da instituição de ensino.

De acordo com Gessy, a Secretaria de Educação vai realizar reuniões com as diretoras dessas primeiras escolas selecionadas dentro do Projeto Piloto, objetivando o início das palestras de orientação ambiental aos estudantes e a coleta dos resíduos eletroeletrônicos.

Para o Vereador Fabiano Santos Cunha, à medida que o projeto for sendo desenvolvido nas escolas, tanto da rede estadual, quanto municipal, podendo também ser implantado na rede particular, quem ganha é a cidade e os munícipes, que se beneficiarão com a destinação correta de materiais poluentes, como mercúrio, cromo, cádmio, chumbo, entre outros, evitando assim a contaminação do solo e das águas e trabalhando na linha da sustentabilidade.

Fonte: Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: