Super banner
Super banner

Safra da cana-de-açúcar bate recorde em Minas

Minas Gerais vai alcançar este ano uma safra de cana-de-açúcar da ordem de 60,2 milhões de toneladas, 47% maior que a do ano passado, que foi de cerca de 46 milhões de toneladas.

Com essa previsão de colheita recorde anunciada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado saltou para o segundo lugar como produtor de cana-de-açúcar no Brasil, superando o Paraná, que tem estimativa de produção de 54,4 milhões de toneladas este ano. A liderança nacional continua com São Paulo, que tem a estimativa de 410 milhões de toneladas no conjunto de 710,3 milhões de toneladas produzidas no país.

Minas Gerais continua em terceiro lugar quanto ao volume de cana-de-açúcar destinado ao setor sucroalcooleiro. A previsão da Conab é de que este ano serão destinados cerca de 25 milhões de toneladas da matéria-prima para a indústria de álcool e 17,9 milhões de toneladas para a produção de açúcar em Minas. Já o Paraná destina 26,7 milhões de toneladas de cana para o processamento de álcool e 20,4 mil toneladas para a produção de açúcar.

Neste caso, de acordo com a Conab, Minas perde posição porque cerca de 17,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar são encaminhadas para os demais segmentos como a produção de cachaça, rapadura, ração animal, mudas e outros. O Paraná destina apenas 7,4 milhões toneladas da matéria-prima para as atividades desses segmentos.

De acordo com a Conab, nesta safra a indústria de álcool em Minas vai produzir cerca de 2,2 bilhões de litros, em comparação com o volume de 1,9 bilhão da safra anterior. Para a indústria de açúcar está prevista a produção de cerca de 2,5 milhões de toneladas, contra 2,1 milhões de toneladas da safra anterior.

Notícias relacionadas