Super banner

Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção e combate ao diabetes

Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção e combate ao diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o próximo dia 20 uma série de ações que visando à prevenção e combate ao diabetes com o tema Diabetes: Educar para Prevenir. Todas as Unidades de Saúde, PSFs e pontos itinerantes, como no Terminal Rodoviário nesta manhã (11), terão profissionais atendendo a população com aferição de pressão, teste de glicose, índice de massa corporal. Para as pessoas que já têm a doença, é verificado o pé diabético (se existem lesões e como deve ser feito o tratamento).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 14 milhões de brasileiros têm a doença. O dia Mundial do Diabetes é lembrado em 14 de novembro e a campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido diretamente ou indiretamente nos cuidados com a doença.

Para a enfermeira referência técnica em hipertensão e diabetes, Heloísa Cecília da Trindade Teixeira, é melhor trabalhar a prevenção do que deixar a doença se instalar nas pessoas.

“Nós estamos mobilizando Araxá com ações de saúde. Todas as Unidades de Saúde estarão recebendo pacientes e todos terão a disposição testes de glicose, aferição de pressão e apoio de nutricionistas para falar da importância da alimentação e do exercício físico”, destaca.

“Como a doença tem uma instalação silenciosa, a pessoa, às vezes, nem sabe que tem e, em ações como esta, pode-se descobrir. Por isso, estaremos orientando sobre quais os cuidados a pessoa deve ter”, acrescenta.

Heloísa destaca que alguns fatores do diabetes são hereditários, mas muitos podem ser mudados. “São fatores de risco para o diabetes a falta de exercício, alimentação inadequada e também a hereditariedade. Existem fatores que podem ser modificados e outros que não, como a hereditariedade, mas aqueles que podem ser alterados nós vamos orientar para que a pessoa não venha a ter diabetes”, afirma.

Nutrição

A nutricionista Aline Soares de Oliveira Alves destaca que os diabéticos devem controlar o açúcar, ou cortar, dependendo do tipo de diabetes. “Quando está no início da doença a gente pede para cortar o açúcar, mas o carboidrato dos outros alimentos estará continuando. Agora quando o diabetes está mais evoluído o controle deve ser mais rigoroso”, destaca.

Notícias relacionadas