Super banner

4ª Semana Agronômica do Uniaraxá foi um sucesso

4ª Semana Agronômica do Uniaraxá foi um sucesso

4ª Semana Agronômica do Uniaraxá foi um sucesso 1

A 4ª Semana Agronômica do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), realizada entre os dias 5 e 7 de outubro de 2011, teve grande participação da comunidade interna (acadêmicos e professores) e também da comunidade externa (profissionais ligados a diferentes áreas do agronegócio).

4ª Semana Agronômica do Uniaraxá foi um sucesso 2

A palestra de abertura foi proferida pelo deputado federal e engenheiro agrônomo Paulo Piau (relator da Comissão de Negociações do Código Florestal da Câmara e produtor rural), no Centro de Convivência do Uniaraxá, e teve como tema central a  “Perspectiva da Agricultura e as Novas Leis Ambientais”. Foi uma experiência de grande relevância para todos os participantes, principalmente, para os acadêmicos da instituição que puderam, na ocasião, fazer perguntas ao palestrante sobre o tema abordado, esclarecendo as suas dúvidas.

O cultivo da batata na região do Cerrado mineiro, os processos produtivos, a floricultura no Brasil, a agricultura sustentável e a iniciação de mercado de capital e mercado futuro foram alguns dos temas abordados nos minicursos.

Foram três dias de intensas atividades de debates, discussões, reflexões e minicursos com contaram com a participação de profissionais da área, professores da Instituição de Ensino Superior (IES) e de outras instituições, enfocando temas de destaque e relevância  na atuação do agrônomo.

Vivemos em um mundo globalizado com informações disponível em quase todos os ambientes em que convivemos. Não temos mais barreiras para a comunicação e troca de informações. Sabendo disto, o curso de Agronomia do Uniaraxá busca focar na experiência prática de campo, levando para perto do produtor e empresário rural, este novo profissional que está se preparando para entrar no mercado de trabalho. Sendo assim, a proposta é trabalhar todas estas atividades de campo, bem como atividades em que são colocadas situações de reflexão, discussão e confronto entre a teoria estudada em sala de aula e a prática vivenciada em situações reais.

O curso de Agronomia, além de realizar a Semana Agronômica, desenvolve  um projeto chamado Uniaraxá em Campo, com visitas às fazendas e lavouras para dar e receber informação, juntamente com o produtor rural e empresários do setor. O Uniaraxá em Campo tem como foco principal as atividades de campo que fundamentam o início do preparo do solo até o armazenamento da safra, mostrando a base prática da atividade e suas principais etapas de produção. Com essas atividades, os alunos têm a oportunidade de conviver com situações reais e no tempo certo.

Como forma de incentivar pesquisa, o espírito investigativo e científico, o curso propõe a Semana Agronômica que é realizada por alunos, professores e coordenação do curso e tem o objetivo, também, de comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo, no dia 12 de outubro. O evento significa muito para os alunos que tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos acerca de temas que são discutidos em sala de aula.

Os 18 minicursos, oferecidos durante a semana, foram temas sugeridos pelos alunos que, de forma efetiva, ajudaram a montar o evento que se destaca no Uniaraxá, mostrando a força do curso de Agronomia para a cidade e região.

Segundo o professor e coordenador do curso, José Carlos da Silva, “o sucesso do evento se deve, primeiramente, à equipe de professores competentes, qualificados e comprometidos com o curso e que trabalham, diariamente, nesta séria instituição de ensino chamada Uniaraxá.”

Notícias relacionadas